ARLA/CLUSTER: As promessas e a realidade no Decreto-Lei 53/2009. .

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 3 de Março de 2009 - 18:10:20 WET


Caro Carlos Mourato, CT4RK.
 
O novo regulamento para as novas categorias vai estar em total conformidade com as recomendações da CEPT discutidas na Europa desde 2003 e que somente em 2009, chegaram finalmente a Portugal.
 
Assim, a equivalência, ou melhor, a tradução para a nossa legislação é certamente esta;
 
Categoria 3 corresponde à " Entry-Class ".
http://www.erodocdb.dk/docs/doc98/Officisal/word/ECCRep089.doc

Categoria 2 corrresponde à " Novice Class ".
http://www.erodocdb.dk/docs/doc98/Official/Pdf/ERCRep032.pdf

Categoria 1 corresponde à " HAREC Class ". 
 

Em termos de privilégios, decrescentes, penso que não me expressei bem no meu anterior mail, mas a estrutura arquitectónica futura será esta:

- Categoria 1 "recíproca" à actual categoria A (basicamente só muda para a 1, em termos de privilegio, quem desejar mudar de indicativo, passando de CT1 ou CT4 (continente) para CT7.(conheço pelo menos um colega, que já manifestou o interesse para esta mudança, especialmente se o novo só tiver 2 letras no sufixo)

- categoria B com morse.(os actuais B sem morse passam a ter os mesmos privilegios dos B com morse.)

- Categoria 2.(Podem operar nos 10m(28 MHz) e em VHF e UHF.

- Categoria C.(Podem somente continuar operam em VHF e UHF, esperamos que em toda a banda)

- Categoria 3.


Existem aqui alguns pequenos ajustes a discutir com as associações, mas basicamente e quem já tenha lido as noticias que frequentemente foram aqui republicadas em inglês em relação a esta temática, largamente discutida na Europa desde a WRC 2003, não restam duvidas e nem a ANACOM seguindo as "guidelines" com a CEPT, tem muita margem de manobra.


João Costa, CT1FBF


________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: terça-feira, 3 de Março de 2009 14:54
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: As promessas e a realidade no Decreto-Lei 53/2009. .


Tudo correcto caro colega 
Mas...E existe sempre um "mas"...E a actual classe "B", com ou sem morse?,,,Fica a equivaler à classe 2?...Ontem em contacto com uma pessoa dentro da ANACOM foi-me dito que a classe "A" era exacatamente a mesma que a classe 1. Logo a classe "B" será exactamente o mesmo que a classe "2"...Sendo assim, e porque segundo escreves: "Nesta classe, a 2, tem a ANACOM previsto a operação em 28Mhz e em VHF e UHF", a actual classe B perdia previlégios, pois só poderia operar acima de 28 MHz,  o que não será possivel. Por outro lado tambem não acho lógico a actual classe "B", passar a ter os previlégios da classe "A", senão caia-mos de novo nas passagens administrativas sem sentido!!!...Aqui está "uma pedra no sapato" da ANACOM, mas eles é que sabem onde se meteram....Onde vai ficar a actual classe B, com ou sem morse?...E a classe 2? para que serve?
Quanto a mim, acho que nas bandas de amador, que infelizmente, e isso doi a quem doer, ja existe muita classe"B" ( e até classes "A") passada a amadores que nem radioamadores deviam ser, visto não terem cariz nem personalidade para andarem a ocupar as frequencias de amador, com falta de educação e ignorancia que eles proprios declaram.
Isto não vem à conversa por acaso. O que acontece, é que nos procedimentos para a instalação de repetidores, é bem explicito que cada repetidor deve ter um responsáve( e no meu caso tenho 4 repetidores sob minha responsabilidade) que deve zelar pelo bom funcionamento e utilização do repetidor. Ora a questão que se põe, e isso já aconteceu comigo, é que quando se avisa determinado "tipo" de "pseudoamadores", e neste exemplo era um CT2, estes respondem com duas pedras na mão, achando-se os maiores e não acatando as recomendações de quem é responsável pelo uso do repetidor. No meu caso , imediatamente telefonei para a ANACOM e resolvi o problema, mas era melhor que isso não fosse necessário. Com tal, e porque sempre existiu e continuará a existir uma Herarquia no radioamadorismo, era bom que determinados operadores, (poucos felizmente), respeitassem a ética deste hobby que já existe à 100 anos, e que se convencessem que os previlégios da classe "B", não são os mesmos da classe "A", e que devem respeito (esta é uma caractristica mutua) a todos aqueles que possam estar na escuta. (quero salientar que não estou a falar em generalidades).
Por ultimo, pergunto se a classe 3 é equivalente aos CT5???..Então os CT5 vão deixar de poder transmitir!!!!...Ou a classe3 vai poder transmitir?....Como podem ver, está aqui uma embrulhada do caraças, e já estou a ver cada um a puxar a brasa à sua sardinha. ...Aproximam-se tempos conturbados certamente.

Mais uma vez, os amadores desunidos foram vencidos.!!!!

73 de CT4RK






Mais informações acerca da lista CLUSTER