Re: ARLA/CLUSTER: Abertura de propagação!

Radiophilo radiophilo gmail.com
Segunda-Feira, 15 de Junho de 2009 - 19:07:40 WEST

Caros colegas,

Os últimos dias têm sido realmente fantásticos em termos de propagação
em VHF, com sinais estáveis pela noite dentro, o que é raro mesmo
quando há boas aberturas diurnas. Tem sido uma festa!

Não deverá ser grande segredo, mas tenho verificado que a frequência
de 148.625 é um bom e prático indicador das condições de propagação em
VHF. Trata-se de uma das frequências de "pagers" dos nossos vizinhos
espanhóis, que recomendo por ser muito próxima da faixa dos 2m e ter
actividade frequente, aliás de múltiplas proveniências.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ