ARLA/CLUSTER: Fwd: (Araucaria) analise do desastre da Air France

CT2HKY ct2hky gmail.com
Segunda-Feira, 8 de Junho de 2009 - 11:29:21 WEST

Olá a todos.

Eu, na minha insignificante opinião, acho que o que se passou com o voo Af-447 da Air France tem muito que se
lhe diga, dai, que quem tem a responsabilidade de dar uma satisfação ao mundo, principalmente aos familiares
das vitimas, esteja a tentar encontrar sozinhos a explicação que melhor couber e agrade a toda a gente.

Relativo ao assunto, todos nós sabemos, eu desde o muito que tenho lido sobre esta coisa do tráfego aéreo, existe zona sobre o atlântico, numa zona do pacifico é igual, onde deixa de haver comunicações fiáveis, logo, o ultimo contacto ou a ultima transmissão automática de dados do avião, ter sido enviada num local, onde depois se vem a apurar que afinal os destroços estavam muito mais à frente, explicação fácil de dar, é que as correntes arrastaram os destroços e que os problemas eléctricos calaram o tal sistema automático de transmissão de dados.

Para quem gosta destas coisas de aviões, nem que mais não seja pelas fotos, o sistema de comunicações automáticas a que se referem, é conhecido no mundo dos Radioamador pelo sistema ACRAS, normalmente e em Portugal trabalha em 131.725 em Amplitude Modelada, existe também algumas outras frequências, mas esta é a que tem melhores resultado aqui em Portugal, ora, eu desde à muitos anos que sou um fã destas escutas, tive a felicidade de em 1997 conhecer um Radioamador, que esteva ligado à Força Aérea Portuguesa, logo, grande admirador e fã deste tipo de comunicações também, e desde essa altura tenho acompanhado um pouco, nos últimos tempos muito pouco mesmo, o evoluir do sistema ACRAS, que deixou de ser analógico como já foi, estando agora quase todos em digital.

Todos sabemos que os sistemas digitais de comunicações são muito bons, mas, têm o celebre problema, que ou chega ou não chega, enquanto que os analógicos, tem o problema de chegarem bem ou menos bem, ou mesmo, mal. Aqui neste caso, o que eu acho, foi que o tal ACARSD (digital) deixou de ser escutado pelas estações terrenas, muito antes de ter caído, embora tenha começado a enviar alguns dados, uns bons minutos antes, dai a tal perda geral durante as buscas para encontrar os destroços.

Nunca iremos saber quais as causas do que se passou,pois, muito provavelmente, não interessa que isso seja conhecido, mas uma coisa é certa, não foi por causa dos Radioamadores que o avião caiu, talvez sim, por uma questão financeira, eu acredite que a manutenção dos aviões já não é o que era à uns anos atrás e, isso sim, leva a que haja falhas e muitas.

Para os mais curiosos, e como agora já estamos no tempo da Internet e do ACARSD, somente para quem quiser ver algumas curiosidades e queira passar uns bons minutos atrás do PC a estudar o assunto, consultem os seguintes link's:

http://kb9mmc.no-ip.com:8080/

e se quiserem receber um pouco de acars via internet, agora o digital já permite estas fantásticas opções, podem procurar pelo software ClientNG-0.01.001 (http://www.acarsd.org/) e com ele, conseguiram-se ligar a um servidor de Acars que poderá ser oficial, normalmente estes precisam de password de acesso, ou a um servidor de Acars amador, e assim ver a tal informação automática que é transmitida pelos aviões para terra, assim como a sua posição, lugar de partida e chegada, tempo de voo e distância quilométrica entre outros.

Boas comunicações digitais e não só, para todos.

Luis Cavaleiro

CT2HKY