Re: ARLA/CLUSTER: Voo AF-447 - Comunicações de Emergência

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Domingo, 7 de Junho de 2009 - 18:05:28 WEST

Colega José Luís e restante lista,

Não foi minha intenção dizer que o Colega André estivesse a prestar um mau
serviço, antes pelo contrário.

Só quero dizer que neste tipo de situações nós somos o "elo mas fraco" pois
se houver a proverbial bronca é muito mais fácil atríbuir culpas ou
responsabilidades a um mero civil do que ás autoridades competentes.

passo a dar alguns exemplos que não tem nada a ver com comunicações:

- A ponte de Entre-os-Rios caiu porque...
... os areeiros andavam a extrair areia 100 metros a juzante da ponte. Não
foi nem por falta de manutenção, nem por falta de verificações técnicas, nem
porque as autoridades responsáveis ignoraram avisos sistemáticos acercado
mau estado de conservação.

- Uma criança foi electrocutada num semáforo de Lisboa porque...
... não devia lá ter mexido. Não foi por causa da incúria de quem trata e
mantém tais equipamentos.

- Uma criança caiu numa caixa de visita de esgoto não sinalizada porque...

... a lista podia continuar.

No caso nacional dos PT-quakes esimilares, não passam de peças de teatro
mais ou menos bem encenado e que em caso algum reflectem a realidade.
Discordo em absoluto dos modelos de simulacro praticados em Portugal. E eu
sei do que falo...
Na grande maioria, os resultados já estão preparados ainda antes do fim do
exercício. Já vem com as contas feitas no bico do lápiz...

Cumprimentos

Salomão Fresco
CT2IRJ