ARLA/CLUSTER: Fwd: (Araucaria) Voo Air France - Minha posição

cu3di portugalmail.pt cu3di portugalmail.pt
Domingo, 7 de Junho de 2009 - 10:38:41 WEST

----- Mensagem reenviada de Renan de Almeida <renanalmeida  hotmail.com> -----
    Data: Tue, 2 Jun 2009 18:13:21 -0300
    De: Renan de Almeida <renanalmeida  hotmail.com>
Responder para: Grupo Araucaria de Radioamadorismo <araucaria  araucariadx.com>
 Assunto: (Araucaria) Voo Air France - Minha posição
      Para: araucaria  araucariadx.com

Caros Senhores,

Apesar de novo no radioamadorismo, apenas 4 anos de hobbye, permitam-me colocar
minha opinião contrária à maioria que se expôs aqui na lista.

Quero destacar que respeito e aprecio os feitos do André. E apesar de não
conhecê-lo, imagino o papel, diria até estratégico, que sua estação cumpre para
a ilha de Fernando de Noronha e para o Brasil. Como ele mesmo colocou hoje pela
manhã ao vivo ao Datena, as inúmeras participações em resgates, naufrágios,
quedas de aeronaves e etc...

André cumpre um papel importante neste cenário de crise. Isto é fato. Inegável.

Alguns companheiros aqui na lista até reportaram que o André recebeu
condecorações da própria Marinha e Aeronáutica pelos serviços prestados. Ele
realmente está de parabéns.

Contudo, hoje, considero, salvo melhor juízo, que o André cometeu um deslize ao
informar "em primeiríssima mão" e em cadeia nacional, detalhes do que pilotos
da Força Aérea Brasileira tratavam enquanto sobrevoavam possíveis destroços do
Air Bus.

Eu estava acompanhando ao vivo o Jornal quando entrou o Datena com informações
novas... Num primeiro momento me sentí orgulhoso pelo André dar a notícia. Mas
depois ví o quanto sua ação foi desconfortante para o Oficial Relações Públicas
da Aeronáutica quando o jornalista indagou se ele confirmava ou não a
informação dada pelo radioamador.

Ora, a observação dos pilotos ocorrera às 6:49 e se não houver problema de fuso
horário, o André estava às 7:20 dando a informação... Meia hora... Realmente
como o próprio André coloca, "quase ao vivo".

Eu não sou militar. Nem tive esta formação. Mas naquele momento me coloquei na
posição do relações públicas. Imagino que eles devem checar e rechecar as
informações para posteriormente repassar à Brasília - a burocracia brasileira -
e aí sim à sociedade civil. A tal informação foi confirmada às 9:00h. Não teria
sido mais prudente aguardar um pouco mais??? No caso da aeronáutica não
divulgar ainda pela manhã?? Aí sim consideraria que o radioamador estava
prestando um serviço à sociedade de qualidade. Não que não tenha sido. Mas
confesso que foi precipitada ao "queimar uma etapa". Pois, quem está no comando
das operações?? Afinal, qual o verdadeiro papel do radioamador?

Entendo que os radioamadores devem se colocar à disposição das autoridades.
Fazer a escuta. Participar no que for possível. Fazer possíveis links. Enfim,
suplementar as comunicações. Não era isso que estava acontecendo. Afinal a
aeronáutica estava sobrevoando durante toda a madrugada e pela manhã a área
afetada com equipamentos que até desconhecemos. Então, ela detinha o controle
da situação. Apesar de ineficiente (basta lembrar as zonas de sobra dos
CINDACTAS), temos uma estrutura e ela estava funcionando neste caso. No meu
entendimento, repassar uma conversa de militares, praticamente ao vivo para a
TV em cadeia nacional não foi um ato de heroísmo, mas realmente colocou a
aeronáutica numa situação bastante desconfortável.

Como disse, num primeiro momento me sentí orgulhoso, mas logo na sequencia ví
que foi uma ação daquelas que a gente se empolga com a situação (no caso até
pelo próprio cansaço). Já passei por isso várias vezes na minha vida. A gente
se empolga, coloca os pés pelas mãos e só depois percebe o possível erro.

Coisas da vida mesmo. Com certeza isso não vai denegrir a imagem do André, por
quem tenho o mesmo apreço e admiração. Não esmoreça! Estou contigo, André!

Mas peço que reflitam sobre o verdadeiro papel do radioamador em situações de
emergência e desastres.

De tudo temos que tirar alguma lição: espero que a discussão sobre nossa
atuação nesses casos possa formar mais voluntários e reconhecimento das
autoridades sobre o nosso papel. Só não vale ser herói num momento e clandeco
no outro.

Renan de Almeida - PU1ARE

Estação RENER Coordenadora Estadual do Espírito Santo

Diretor de Assuntos de Defesa Civil da LABRE-ES

Grupo Expedicionários Capixabas em Rádio Emissão - GECRE

Voo Air France

Caros amigos bom dia.
Não tem sido fácil essas últimas 24 horas para mim.
Desde ontem eu tenho sido procurado insistentemente pela imprensa em geral
sobre a operação de busca do Airbus.
Na esperança de mostrar ao Brasil o verdadeiro papel do radioamador, aceitei
entrar ao vivo
em diversos programas, gravei matérias que já foram veiculadas e hoje pela
manhã, creio ter cometido
um erro ao divulgar em primeira mão quase ao vivo, a descoberta dos primeiros
destroços do acidente.
As consequências foram devastadoras. Meu shack foi literalmente invadido por
equipes de todas as redes de televisão
que se encontram em Noronha. Tive a péssima sensação de ter causado embaraços
para a Aeronáutica por ter
informado em primeira mão a localização das primeiras evidências.
No momento estou isolado no shack e sem atender mais a nenhum jornalista.
Apesar dos efeitos, tenho a consciência de que fiz o melhor que pude em prol do
Radioamadorismo Brasileiro.
73,
André

Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é grátis!
http://brasil.microsoft.com.br/IE8/mergulhe/?utm_source=MSN%
3BHotmail&utm_medium=Tagline&utm_campaign=IE8
----- Fim da mensagem reencaminhada -----

Porque insiste em pagar o dobro?
Compare o preço da sua ligação à Internet
http://acesso.portugalmail.pt/maisbarato