ARLA/CLUSTER: <Ajuda> Escolher antena HF Vertical Multibanda

Gomes ct1hix sapo.pt
Sábado, 6 de Junho de 2009 - 12:48:44 WEST

Só mais uma coisa.
Este é um pequeno apanhado, do livro publicado por eles (n0ax e k7lxc) em 2000.
Sinceramente não sei se continuaram com os testes.

73 Gomes CT1HIX
  ----- Original Message -----
  From: Gomes
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Saturday, June 06, 2009 12:33 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: <Ajuda> Escolher antena HF Vertical Multibanda

  Boas
  Num teste independente a antenas verticais, feito pelos radioamadores H. Ward Silver, N0AX e Steve Morris, K7LXC verificam-se os seguintes resultados (do melhor para o pior):
  -largura de banda (roe de 2:1) -Titan, HF6V, CP6
  Ganhos obtidos a partir da comparação com o dipolo:
  - média do ganho em todas as bandas - HF6V (-2,5db), CP6 (-4,9db), TITAN (-6,8db)
  - média dos ganhos em 40 e 80 metros - HF6V, CP6, TITAN
  - média dos ganhos das bandas 40, 20, 15 e 10 metros- HF6V, CP6, TITAN
  - média de ganhos das bandas 20, 15, e 10 metros - HF6V, CP6, TITAN
  Também é avaliada o tempo de montagem:
  -CP6 1 hora
  -HF6V 1 hora
  -TITAN 4 horas
  Claro que estes tempos são subjectivos mas dão para ter uma ideia da complexidade mecânica e de ajustes da antena.
  Existe outro factor importante na escolha que é ter ou não espaço para radiais.

  Tive uma experiência com uma Titan, considero-a mecanicamente muito complexa (mais sujeita a avarias), de difícil ajuste, um desastre em 80 e 10, satisfaz em 40 metros, boa nos 20 e 15 metros.

  73 Gomes CT1HIX