Re: ARLA/CLUSTER: Formula de Friis, será a prova dos nove?

Gomes ct1hix sapo.pt
Quarta-Feira, 3 de Junho de 2009 - 11:07:15 WEST

Boas
Quais são as condições para usar esta formula?

73 Gomes CT1HIX
  ----- Original Message -----
  From: CT2HKY
  To: ARLA-Cluster
  Sent: Wednesday, June 03, 2009 10:46 AM
  Subject: ARLA/CLUSTER: Formula de Friis, será a prova dos nove?

  Olá 73's a todos.

  Porque já testei esta lei, que achei bastante interessante para por vezes sabermos verdadeiramente a antena que temos, deixo-vos aqui com o conceito que acho merecer e valer a leitura:

  http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_de_Friis

  por isso, quando encontrar um radioamador disposto a fornecer os dados solicitados na formula, em conjunto com os seus, poderá testar esta verdadeira prova dos 9 para, na teoria, saber se a sua antena é mesmo boa ou não, ou se a sua emissão/recepção tem algum problema.

  Para os crack da informática, podia sair uma pequena folha de calculo em excell com estes dados simplificados...

  Luis Cavaleiro - CT2HKY