Re: ARLA/CLUSTER: IMPORTANTE: Planos de Banda da IARU região 1.

JOSE PROENÇA gct2hiv gmail.com
Terça-Feira, 2 de Junho de 2009 - 12:52:30 WEST

Caros amigos

Parece-me que há sempre quem queira brincar (penso eu que seja brincadeira),
com o que aparece bem feito.
À dias assistimos ao inflamar das vozes com a questão dos nossos colegas
brasileiros e dos PALOPs, e afinal aí está a resposta da ANACOM, que tratou
o assunto da forma como sabe e parece-me que da forma que tem de ser
tratado, mas agora os parabéns são para todos nós, sem que se reponha as
entrelinhas a maior parte das vezes deixadas no ar ao sabor de
interpretações de cada um.
(Sei que estava a ser tratado, faz algum tempo, aquando de reuniões
periódicas, e não me parece que tenha sido por qualquer email que se tenha
colocado de forma indirecta).

Agora alguém deve ter apanhado um pouco mais de sol na cabeça numa ida à
praia, e vêm com esta história da IARU e o conduzir pela esquerda,.
Será que teremos de ter uma lei para cada um dos radioamadores portugueses?
Permitam-me que vos conte um episódio.
Á cerca de três ou quatro anos na qualidade de radioamador e sócio da ARLA,
promovi em conjunto com outros colegas que me apoiaram, uma actividade de
Radiolocalização com os Escuteiros do CNE, Agr. 699-Miratejo, que decorreu
na Mata dos Medos, na Fonte da Telha.
Utilizei até por sinal um Beacon (RONCA-construída pelo Carlos
Mourato-CT4RK), que faz emissão em Morse em 144,450 MHz(parece-me ter sido
esta a frequência) . No início da actividade a frequência estava livre, e
passado pouco tempo depois de ter iniciado, estavam dois colegas a falar de
futebol por de cima do Morse, que depois de interpelados por mim, com a
devida explicação e muitos cuidados para não ferir susceptibilidades,
resolveram continuar a falar porque segundo eles tinham esse direito, pois
tratava-se (segundo eles) de um canal de apoio à ATV.

Este é que deve ser o problema da condução à esquerda e à direita, tem de
ser feita uma lei para cada um dos radioamadores.
A incapacidade de verificar a cada momento o que é sensato, o que é o
cumprimento da lei, etc..., é cada vêz maior.
Alguns radioamadores vêm tendo comportamentos como se isto fosse um burgo ao
qual os outros não conseguem chegar, portanto parecem querer falar lá do
alto como se fossem intocáveis, os mais e os únicos iluminados.
Infelizmente, alguns dos mais antigos parecem ser os piores e constituem-se
assim como um mau exemplo para os recém e para os vindouros.
Já não falo nos que são CT2, e são apelidados de CT1, nomeadamente pelo DNJ,
porque entendem que tal como os seua pais lhes colocaram um nome este será
para toda a vida, assim como o indicativo de radioamador, será para toda a
vida contrariando todas as regras, leis e entidades regulamentadoras.

É verdade, uma regra para cada um é o que daria muito jeito, mas só será
possível se existir capacidade para dizerem o que pretendem, coloco esta
situação porque tenho alguma incapacidade para perceber o objectivo
do colega DNJ, ao colocar em causa a adopção do que está preconizado pela
IARU, como plano de Bandas dos radioamadores.
Entretanto fico na expectativa de que venha por aí a proposta alternativa,
penso que será esse caminho que irá seguir, correcto?
Caso isso não aconteça fico com muitas dúvidas e terei de pensar:
- que quiz dar nas vistas?
- que foi únicamente uma brincadeira, ainda que possa ser entendida de outra
forma?
- que colocou a observação de forma inpensada?
- que colocou a observação depois de ter pensado muito bem, mas não quiz
dizer tudo, e consequentemente iremos certamente nos próximos episódios,
poder ler a sua proposta alternativa?
- etc...., muita coisa se pode pensar, mas que entendo não o dizer, pois
considero-me mínimamente educado.

Colega DNJ, percebi perfeitamente que "bebeu ou comeu algo" que o fêz falar
da REP, e fico preocupado com isso, porque penso que quem haje por reacção e
outros sentimentos mesquinhos, será na verdade incapaz de ter um projecto
próprio que se possa enquadrar em projectos de conjunto, capazes de serem
dignos e unificadores dos Radioamadores.
Obrigado.

Colega Matias

Estive quase tentado a enviar um email directo como muitas pessoas lhe
fazem, mas depois de pensar bem, aqui vai.

Espero daqui a um mês, ler algumas apreciações a *todas as alterações* que
têm de ser feitas por decorrência da aplicação do novo D.Lei, ou mesmo que
os nossos amigos Radioescutas com o seu trabalho útil e louvável, nos
coloquem aqui o resultado das suas escutas onde inevitávelmente irão
sobressair as irregulariedades.
Também poderão contribuir para o Sistema de Monitorização da IARU, através
do REP-MS/IARU-MS.

Um abraço a cada um dos leitores, 73

José Proença
CT2HIV