  _____

De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de antonio matias
Enviada: terça-feira, 28 de Julho de 2009 15:31
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Antena OSJ .. mais pormenores

Bela montagem, sim senhor.
Os meus sinceros parabéns aos autores.
O resultado pratico aparente em termos mecânicos está muito bom.

Houve um colega que queria fazer testes em 1,2G com esta antena.
Assim como está não tem ressonância, mas é fácil de consegui-la pondo mais
um elemento.
Tal como o de UHF é um Sleever,  (parasítico)  basta adicionar um elemento
com 1/3 do tamanho deste á estrutura.
A posição é muito critica, e como não disponho de dados desta antena não
posso calcular por software, mas impiricamente pode ser optimizado.
Deve haver 50 Ohms para ele algures entre o elemento principal e o de UHF,
sem perturbar as outras bandas.

73's

Boas montagens

Matias