ARLA/CLUSTER: Antena OSJ .. mais pormenores

ct2jww sapo.pt ct2jww sapo.pt

Boa tarde, 73.

Para 1,2Ghz ( 23cm) ... mono band sim é possivel... mas uma OSJ triband ? é isso ? pelo meu entender vamos fazer contas ...

Para mono band 23cm =
Elemento adaptador de impedancia  = 1/4 de onda  = 5,938cm
Elemento  radiante = 1/4+1/2 de onda  = 17,812cm

Isto feito assim as contas a correr...

Portanto .... 1/4 de onda de 70cm .... 17,5 cm .... !!!! .... temos valores "proximos" como na OSJ em VHF e UHF

Numa OSJ de 2m e 70cm =
Elemento radiante = 1/4 de VHF-2m = 48,75cm que em sua vez......
....é muito proximo de UHF-70cm  1/4+1/2 de UHF-70cm = 50,45cm ... este é o principio das OSJ ...

Podem ver um artigo aqui = www.qsl.net/py4zbz/antenas/antena_osj.htm[1]

Como não tenho equipamento para 1,2Ghz ... não me é possivel fazer testes... :(

Boas construções,
Abraço, Luis , CT2JWW.

Ligações:
---------