ARLA/CLUSTER: Resultados da antena J Dual-Band construída por CT1EWH. OSJ para VHF e UHF " duas J em uma só".

ct2jww sapo.pt ct2jww sapo.pt

Bons dias, 73

Muito bom , muito bom ,muito bom !!!
Parabéns caro João, vejo que a nossa conversa sobre esta antena lhe
aguçou o engenho e meteu mãos à obra.
Vejo que afinal não sou só eu um aficionado destas antenas, já à muito
que as estudo e as construo para testes, e aliás é a única antena que
tenho omnidirecional no meu QTH.
Têm-me superado os resultados que eu esperava, o ganho não é muito mas
para uma "home-brew" é 5 estrelas !!!
Como portáteis tem a vantagem de não haver necessidade de levar peças
à parte, nada de radiais e podem-se pendurar facilmente numa árvore
pelo elemento maior.
As "Open Stub J-Poles" ou as "OSJ de radiante livre" têm o principio
das antenas "J" ... podem-se construir para as duas bandas 2M ou 70cm
por causa da proximidade das medias entre a 1/2+1/4(vhf) e
1/4+1/2(uhf) de onda.
Podem-se fazer OSJ também só para UHF ou só para VHF, devido à sua
pequena direccionalidade em dual band eu jogo e procuro essa
desvantagem/vantagem para virar a antena onde é necessário e virar
onde tem mais ganho para sul .. ;) hihi..

Se quiser , ou se mais algum colega quiser posso colocar aqui no
Cluster o pormenor do elemento radiante e como o "segurei".

Um abraço,

Luis, CT2JWW