ARLA/CLUSTER: podem os antigos CT5 realizar morse ???

Quarta-Feira, 15 de Julho de 2009 - 17:48:58 WEST

Prezado Colega Pedro Almeida,CT5JZX.

A resposta dada no e-mail é, como não poderia deixar de ser, totalmente e inequivocamente correcta.

Não necessita de actualmente realizar qualquer exame de aptidão de morse e assim pode praticar e realizar contactos dentro dos segmentos recomendados pela IARU Região 1.

Ao contrario do que existia anteriormente, que só poderia realizar contactos, depois de obrigatoriamente ser aprovado no respectivo exame de aptidão.

Assim, a resposta à sua questão é:
Sim, os "antigos"* CT5 podem operar em morse sem que para tal tenham de realizar e ser aprovados em qualquer exame de aptidão para esse modo.

*Não é correcto dizer-se os "novos" ou os "antigos", pois os CT5 fazem parte de uma das 6 (seis) categorias actualmente existentes em Portugal, categoria C, no entanto, tanto para esta como para as categorias B e A não existe a possibilidade de ser aprovado e admitido. Assim, as categorias C, B e A são consideradas residuais, muito embora sejam a maioria, existindo somente a possibilidade de concorrer, no seu caso, às categorias 2 e 1, definidas do Decreto-Lei n.º 53/2009. Atenção a aprovação para as categorias 2 e 1 implica que lhe seja atribuído um novo indicativo completo tanto a nível do prefixo como do sufixo.

João Costa, CT1FBF

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de pedro almeida
Enviada: quarta-feira, 15 de Julho de 2009 17:13
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: podem os antigos CT5 realizar morse ???

Fiquei um pouco confuso com o novo regulamento e decidi telefonar e enviar um mail para a ANACOM .
Quando telefonei informaram-me que nao poderia realizar morse visto ser CT5 mas depois de receber o mail da ANCOM fiquei confuso.
Como ficamos afinal ????
o mail recebido :
Exmº Senhor Pedro Almeida
Acusamos a recepção do e-mail em referência o qual nos mereceu a melhor atenção.
Dado que já não existe a obrigatoriedade de exame, a resposta é sim, desde que se respeite o definido na legislação e em particular no Anexo 6 do QNAF.
http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=38761&themeMenu=1#horizontalMenuArea
 Com os melhores cumprimentos.
Aida Oliveira
Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Público
Data de Entrada: Domingo, 12 de Julho de 2009 14:32:34 Bom dia , venho por este meio pedir um esclarecimento visto nao estar a compreender a nova lei na integra.
Actualmente ainda sou CT5 antiga classe C visto ter sido autorizado a utilizaçao dos 10 metros posso trabalhar em digitais e posso tanbem realizar transmisoes em morse visto ja nao ser presiso efectuar exames ? O morse pode ser utlilizado por todos os radioamadores sem restriçao de classes ???

Fico a espera de uma resposta para breve

--
Pedro Almeida
    CT5JZX

NRA #063-E