Re: ARLA/CLUSTER: ''CR7'', se estiver a operar numa estação de amador situada na área geográfica POR

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com

Boas tardes a todos,

Matias, permite-me discordar de ti quando dizes:
*
**Na nossa área venha lá o dia em que de uma vez por todos se arrume a casa.
*
*Estivemos perto, mas ainda não foi desta.

*Não foi desta porquê? Houve oportunidade de muitas Associações se
manifestarem e darem o seu contributo para a nova legislação.
Parece-me que o que na realidade aconteceu foi os representantes das ditas
associações foram lá acenar que sim com a cabeça, entraram mudos e sairam
calados para não  melindrarem ninguém.
*

*
*Só não vamos ter um caos nas bandas, porque creio que não vai haver mais
radioamadores novos em Portugal.*
*
*Concordo!
*
Este nova lei não é atractiva à entrada de novos colegas, e o laxismo que
houve em atribuir de mão beijada *
*todos os privilégios às classes mais baixas tiveram um efeito nefasto no
radioamadorismo.

*Discordo. Ninguém obteve nada de mão beijada, apenas houve um tardio e
muito despropositado aplicar das recomendações da IARU. Noutros paises
ninguém se opôs a tais alterações. Cá a única coisa que fazia sentido à
distinção entre as classes mais baixas, leia-se B, era a aptidão ou não para
operar telegrafia em modo manual. Ora o que é que isso interessava aos
praticantes de fonia, ou modos digitais? Acho que nada, pelo menos no meu
caso.

Quanto ao efeito nefasto... qual efeito nefasto? Há mais espectro usado?
Mais desrespeito pelas regras? Mais Amadores a fazer FM em 144.300?
Desculpa lá Matias, mas esse argumento não pega. Estou de férias há alguns
dias e continuo a escutar o mesmo que escutava antes da nova legislação
entrar em vigor... ou seja nada.
*
*
*Vendo a dificuldade que os novos vão ter de enfrentar comparadas com as que
os anteriores tiverem*
*para usufruir das mesmas bandas, é inacreditavel.
*
Concordo, mas como disse anteriormente, o que mudou foram as regras, não
podes dizer que uns foram beneficiados e outros não.
Sei que vou fazer alguém saltar da cadeira com isto que vou dizer, mas
quando há alterações ao Código da Estrada, não temos todos que as cumprir,
independentemente de ter feito exame de código com outras regras???
Quando eu fiz exame de código em 1991 a regra era que quem entrasse numa
rotunda tinha prioridade. Mas alguns meses depois houve uma alteração, em
que se dizia precisamente o contrário, que quem já circulasse na rotunda
teria prioridade sobre quem fosse a entar na mesma. A nova regra aplicou-se
a todos, aos que já tinham feito exame e aos que ainda o iriam fazer...*
*Aqui passa-se a mesmissima coisa, mudaram as regras e todos, gostemos ou
não, temos que as cumprir.*

*
*Agora gostava de ver os colegas novos aclamarem pelos mesmos direitos
contitucionais que os antigos*
*tanto recorreram quando exigiram plenos direitos ás bandas sem mais exames.
*
*
*Não faz sentido nenhum. Nesse caso eu também quero que o IVA volte a ser de
16%...*

A generalidade dos exames que são agora apresentados, duvido que algum comum
mortal sem formação académica*
*na área os passe com facilidade. *

Concordo a 100%. Mas mais uma vez estamos a cumprir regras. Tanto gritámos
pela IARU, que agora estamos a provar do nosso próprio remédio. Em Portugal
não há formação escolar técnica para chegarmos a tal nível de exigência.
Exceptua-se claro a formação académica especifica na área.
  *
*
*É por isto que já não há exames, já não há evolução, já não há interesse,
já não há motivação, não aparecem radioamadores novos!
*
Pois... Não há exames, porque não há interessados! Evolução ainda há, eu
posso se assim o desejar, porpôr-me a exame para a Classe 1. E os Cloegas da
classe C, podem propôr-se a duas Classes 1 ou 2, portanto ainda há evolução.
*

*
*Para os antigos o radioamadorismo é quase um serviço como a ADSL, agua, luz
ou TVcabo, que se paga para usar e pronto.*
*
*???
*

Para os que hão de vir, esses, vão ter de mostrar o que é peixe agulha, *
*Não chega ele provar que tem conhecimemtos superiores a 99% dos antigos ao
passar tão Herculianos testes *
*ainda assim vai ter de resistir pacientemente a 2 anos de stand-by.*

Concordo nas duas últimas partes, mas se efectivamente estiverem
interessados e prosseguirem no seu intento é porque conhecem e concordam com
as regras do jogo.

Continuo a afirmar (interrogar) qual foi efectivamente o papel das
associações no processo.
É que tudo indica que as reuniões com a ANACOM serviram apenas para dar
parte de um facto consumado, e a consulta pública foi apenas para G3
(leia-se inglês) ver...

Cumprimentos

Salomão Fresco
CT2IRJ