________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de antonio matias
Enviada: terça-feira, 7 de Julho de 2009 14:53
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: ''CR7'', se estiver a operar numa estação de amador situada na área geográfica POR

Pronto, de facto está explicito preto no branco.
Mas permitam-me dizer, que a Anacom não escolheu bem o prefixo.
Mais uma vez, só vem favorecer a nebulosidade que paira sobre o sistema de prefixos em Portugal.
Tive muitos colegas em Fredrishchafen que me apresentaram duvidas sobre as novidades
da legislação em CT, o resultado foi que quanto mais explicava, mais confusos ficavam.
Ninguem entende como em 5 mil radioamadores pode haver 6 classes distintas.
Bom, parece que lá vamos ter mais uma vez um prefixo que tem dois significados, é  a tal cereja.
A solução de esperar que morram todos os radioamadores anteriores as Junho de 2009 é uma brincadeira
de mau gosto e mesmo assim  pode demorar mais de 100 anos, oxalá mais, para ficar resolvido o problema.

Não consigo perceber porque nunca se faz nada bem feito, é sempre a remendar trapos novos com linhas velhas.
Enfim, já estamos habituados.
No vai-vem dos ministérios todas as tentativas de reformas, só acabam em conflitos inúteis, a demissão dum ministro
qualquer e os diplomas ficam pior do que estavam, com prejuízo para as classes.

Na nossa área venha lá o dia em que de uma vez por todos se arrume a casa.
Estivemos perto, mas ainda não foi desta.
Só não vamos ter um caos nas bandas, porque creio que não vai haver mais radioamadores novos em Portugal.
Este nova lei não é atractiva à entrada de novos colegas, e o laxismo que houve em atribuir de mão beijada
todos os privilégios às classes mais baixas tiveram um efeito nefasto no radioamadorismo.
Vendo a dificuldade que os novos vão ter de enfrentar comparadas com as que os anteriores tiverem
para usufruir das mesmas bandas, é inacreditavel.
Agora gostava de ver os colegas novos aclamarem pelos mesmos direitos contitucionais que os antigos
tanto recorreram quando exigiram plenos direitos ás bandas sem mais exames.
A generalidade dos exames que são agora apresentados, duvido que algum comum mortal sem formação académica
na área os passe com facilidade.

É por isto que já não há exames, já não há evolução, já não há interesse, já não há motivação, não aparecem radioamadores novos!

Para os antigos o radioamadorismo é quase um serviço como a ADSL, agua, luz ou TVcabo, que se paga para usar e pronto.
Para os que hão de vir, esses, vão ter de mostrar o que é peixe agulha,
Não chega ele provar que tem conhecimemtos superiores a 99% dos antigos ao passar tão Herculianos testes
ainda assim vai ter de resistir pacientemente a 2 anos de stand-by.

Dizem muitos: que agora as  revisões á lei podem ser feitas ás "miginhas" e sempre se podem ir reparando ou amaciando
o diploma de forma a salvar o radioamadorismo do fim.

Continuo a achar, que não há volta a dar a isto.
Tem de haver uma reforma profunda no sistema.
Boas ideias não faltaram, o que faltou foi vontade de as levar avante.
Cada uma só pensa para si, e no seu caso particular, e suponho que agora não há ninguém descontente.

Mas os problemas estão lá,  já começam a germinar, hão de crescer e multiplicar-se.

73's
  Matias