ARLA/CLUSTER: CS5BLA

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 6 de Julho de 2009 - 18:26:46 WEST

Durante o segundo dia de viagem a DLs, parei numa area de serviço lá para os
lados do meio caminho entre Bordeus e Friedrischafen, um lugar alto, numa
montanha, com uma belissima vista pelo horizonte, e instalei a Hustler para
ver se escutava alguem daqui em 40m. Algumas estações EAs e Fs estavam
operativas mas nada de especial. Mudei a bobine para os 20m e tambem nada.
Varias estações da Europa e pouco mais do que isso. Tirei a bobine e quando
ia a preparar-me para desenroscar o varão da HUSTLER, lembrei-me de comutar
para os 50MHz e dar uma volta pelos 6m. La estavam os BEACONS a cantar!!!,
Varios...Uns 6 ou 7 pelo menos!!! Da Itália eram a maioria, mas tambem da
Inglaterra e Escócia. Parece que havia propagação. Algumas estações PA em
SSB, mas nada de CTs. Então lembrei-me de que seria engraçado escutar por
aquelas paragens a "ronca" de 2,5 watts de Aldeia dos Chão. Lá vou eu a
camniho dos 50.076, devagarinho não fosse o débil sinal ser detectável, e eu
passar sem dar por isso. repentinamente um sinal forte começa a emitir VVV,
e eu disse para comigo...Que raio é isto?...julgava que não existia outra
baliza aqui...Assim que começou a cantar o indicativo eu até fiquei de boca
aberta!!!!...VVV de CS5BLA BEACON!!!...Ena com caraças que sinalão!!!
chegava ali com 55 limpinhos e sem caroço!!!...Fiquei surpreendido , mas era
de esperar por tal sinal, com aquela  propagação. O curioso é que não
escutava a do Algarve e a CS1BCP, estava quase a nivel de ruido!!! É uma
sensação estranhamente agradável  escutar-mos tão longe uma coisa feita por
nós!

73 de CT4RK

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as
frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC
ao PLC. Proteja o ambiente