ARLA/CLUSTER: 04 July 2009: Massive Sporadic E in the evening...

Segunda-Feira, 6 de Julho de 2009 - 13:23:05 WEST

Caros Colegas,

Na tarde de sábado, 4 de Julho, vivemos uma das mais espectaculares e longas esporádica E que eu tenha memória e que tenha coincidido com um concurso do campeonato organizado pela URE, neste caso, o Concurso Atlântico V-UHF 2009.

O pedido efectuado em Junho, na revista QSP pelo Nuno Fonseca, CT2JNM, que a próxima esporádica beneficia-se a zona Norte e não somente a zona Sul de Portugal, como tinha acontecido, foi totalmente atendida.

Da minha parte, acabei calmamente o concurso com 116 contactos em VHF, mas recordo-me que o CT1ANO me passou o n.º 231 e o CT1DHM o n.º 200, poucos minutos depois daquela avalanche.

Solicita-me o colega Guy, DL8EBW responsável do site " Make More Miles on VHF " em: http://www.mmmonvhf.de/index.php que disponibilizem os vossos log´s, tal como já o fizeram os colegas portugueses CT1ANO, CT1EAT e CT1ESJ.

João Costa, CT1FBF

04. July 2009
Massive Sporadic E in the evening... a long lasting opening provided QSO's between CT/EA to G/PA/DL.
The blue lines are spots taken from the DXC or in this case the DXC spots that are (or have been) visible on the MMMonVHF page. Red lines are the QSO's reported to the ES reviewpages.

[http://www.mmmonvhf.de/upload-es/ES20090704.png]

Fonte: Make More Miles on VHF.