ARLA/CLUSTER: APRS

Sergio Matias sergio.matias gmail.com
Sexta-Feira, 3 de Julho de 2009 - 22:34:51 WEST

Só para acrescentar..

A definição de "digipeater" ao utilizar o software de rede FlexNet*
(PC/FlexNet, RMNC/FlexNet ou outros) altera-se ligeiramente.

Transcrevendo:

"Digipeater - The FlexNet kernel contains a simple SSID based
digipeater. The optional FLEXDIGI module provides a full fledged
digipeater featuring a proprietary routing protocol that is much more
reliable and faster converging than eg. NET/ROM. FlexNet's hop-to-hop
acknowledges reduce packet loss significantly and make connections
over dozens of digipeaters possible!"

Ou seja, um "digipeater" FlexNet confirma a recepção dos "frames"
enviados sem esperar que o correspondente o faça e também permite
"routing", em modo conectado.
No caso de uma rede FlexNet, só é necessário saber qual o "digipeater"
habitual do correspondente para se ligar directamente, ao contrário do
NET/ROM, pois se tiver que passar por vários "Nodes", é sempre
necessário ligar/conectar primeiro ao "Node" e depois ao
correspondente.

Nos exemplos apresentados, em redes de "packet" AX.25, no FlexNet é
comum a designação "Digipeater" e no NET/ROM a designação "Node".
Infelizmente em Portugal, salvo excepções, o FlexNet foi
subaproveitado devido à teimosia da utilização do NET/ROM,
manifestamente menos eficaz.

Ah, e já agora, para não fugir ainda mais ao tema inicial, discordo
quase na totalidade dos pontos apresentados para discussão sobre a
regulamentação do APRS.
Não deve ser esquecido que o APRS não é uma aplicação que só serve
para ver "casinhas", "carrinhos" e afins num mapa.
Imaginando a sua utilização como rede táctica e local (numa frequência
diferente dos 144.800 MHz), que sentido faz a utilização das regras
apresentadas?

* http://www.afthd.tu-darmstadt.de/~flexnet/intro.html

Cumprimentos,

--