Re: ARLA/CLUSTER: interferências

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 31 de Janeiro de 2009 - 13:43:56 WET

O que o Carlos disse é verdade. Eu tambem tinha QRM em HF por causa do
computador. As fontes comutadas que os equipam, são normalmente feitas na
China, com um "plug" onde liga o cabo de 220V, a imitar um filtro,mas não
tem filtro de rede, ou tem um filtro pouco eficaz no circuito impresso.
Comprei logo 6 filtros de rede como deve ser, abri as fontes e equipei tudo
o que é fonte comutada com filtros de rede...Resultado...90% do ruido
provocado pelos PCs desapareceu simplesmente. Tenho um PC montado junto dos
radios, e não faz a minima inteferencia seja em que banda for.
O melhor filtro para o efeito é este:
http://billitec.manufacturer.globalsources.com/si/6008804077256/pdtl/EMI-filter/1002406396/EMI-Filter.htm
.

Pode encontrar facilmente filtros destes em equipamentos antigos ou
facilmente à venda nas casas da especialidade.
É tambem conveniente, usar na entrada de energia para a sala onde tem o
radio usar um filtro de rede (metido dentro da caixa de derivação na parede
por exemplo) deste tipo:

http://shinhom.manufacturer.globalsources.com/si/6008811401077/pdtl/EMI-filter/1009304171/EMI-Filter.htm

Eu tenho um destes na entrada do shack, com uma capacidade para 40 amperes,
e ajuda bastante. O meu problema de QRM entra pela antena, mas ai não posso
por filtros de rede!!!! eheheheh!

73 de CT4RK