ARLA/CLUSTER: DRM Permite Escuta Com Qualidade Idêntica ao FM

CT1FZC/CLUSTER ct1fzc.cluster gmail.com
Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2009 - 22:35:23 WET


RDP INTERNACIONAL COM INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

A RDP Internacional é actualmente transmitida em Onda Curta analógica para a Europa Central, África, Médio Oriente e Índia, Estados Unidos da América e Canadá, Brasil e Venezuela. 

Por semana são realizadas cerca de 243 horas de transmissão regular . 

Tal como em outros meios de transmissão, também na Onda Curta tornava-se necessário encontrar um sistema que pudesse substituir num futuro próximo a emissão analógica. Com essa finalidade, foi criado o consórcio DRM (DIGITAL radio mondiale) que desenvolveu o sistema DRM . 

O sistema estabelece uma norma digital para as bandas de radiodifusão com modulação de amplitude abaixo dos 30 MHz, na qual se inclui a Onda Curta. Uma das principais vantagens do DRM é a de que a qualidade do som é próxima da qualidade do FM (Frequência Modulada). 

O consórcio DRM tem como membros, além de universidades, entidades destinadas à investigação e fabricantes de equipamentos, e os radiodifusores que desempenham um papel fundamental no mundo da rádio internacional. 


O sistema foi aprovado pela UIT/ITU (União Internacional das Telecomunicações) e recomendado por esse organismo como único padrão mundial para as faixas de frequências de Onda Curta. As emissões regulares em DRM iniciaram-se a 16 de Junho de 2003. 

Actualmente, assiste-se a um importante esforço na implementação deste sistema por parte dos mais importantes radiodifusores, nos quais se incluem a BBC World Service, DW (Deutsche Welle), RCI (Radio Canada International), RFI (Radio France Internationale), RNW (Radio Nederland Worldwide), RTL (Radio Television Luxembourg), Vatican Radio e a RNE (Rádio Nacional de España). 

A RTP, enquanto concessionária do serviço público de radiodifusão, acompanha as evoluções tecnológicas, tendo aderido ao consórcio DRM em 2002 e irá iniciar em breve, com a colaboração da Deutsche Welle, um período experimental de emissões com a duração de 1h 30m aos fins-de-semana (período das 09.30 às 11.00 h). Estas transmissões terão como zona-alvo a Europa Central. 

Para receber estas transmissões deverá utilizar um receptor adequado. 

O início destas transmissões terá lugar a 31 de Janeiro de 2009, todos os Sábados e Domingos, das 09H30 às 11H00 na frequência de 9.815 kHz, para a Europa Central . 

Para informações adicionais: 
gabinete.tecnologias  rtp.pt 
http://www.drm.org/ 

Fonte:
http://www.rtp.pt

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090129/10234593/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER