RE: ARLA/CLUSTER: Treino Recepção Morse

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2009 - 11:14:12 WET


Olá Colegas.
O CT4RK levantou uma boa lebre...
Tambem eu nunca aprendi nem sequer vi, os sinais e letras que se usam em Portugues.
 sei apenas as letras, numeros e alguns sinais, mas os usados no Ingles.
Talvez o colega Gamito nos possa ajudar.
um dos que gostava mesmo de saber, que já varias vezes quiz usar, foi a : @
 
 
73's
Matias
CT1FFU
 
 



Date: Tue, 27 Jan 2009 22:30:57 +0000Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Treino Recepção MorseFrom: radiofarol  gmail.comTo: cluster  radio-amador.netOlá a todos os telegrafistas.
Hoje escutei sem sinal mas com um sinal estavel aqui em Sines. Por vezes lá aparecia um CW com 599 e limpava tudo, mas paciencia.Mesmo assim "afiei " os filtros ao máximo que os meus ouvidos toleram. Não sei como estavam mas deviam estar por volta dos 150/200 Hz de largura de banda, o que já me provoca uma certa aflição nos ouvidos. Alem disso activei o notch para atenuar umas "barbas de um CW forte nas vizinhanças. Gostei do treino em ingles. Quanto à pontuação, para ser sincero nunca soube muito bem receber...Fiquei-me pelas letras e pela pontuação principal. "Ç", "à"  "ã", sinceramente nunca soube receber.
Equipamento: FT1000 MP MKV Field, com o KIT amplificador de FI da INRAD, DSP interno + DSP da BHI externo. (instalado na SP8), antena W3DZZ  mesmo de pontas para Almada.

73 de CT4RK
2009/1/27 CT1GFQ <ct1gfqgrupos  gmail.com>



Aqui em Almada, mesmo ao lado, se não recebesse, deitava logo fora o Dipolo de construcção caseira (10.73m para cada lado) e o FT-950.Queriam!RST: 599
Hoje não estive atento ao conteúdo do exercício, contudo reparei que foi mais dedicado ás combinações ponto/traço, e com especial atenção á pontuação.Devo confessar que da pontuação só sei o ponto final ( di dha di dah di dah ), o ponto de interrogação (di di dha dah di dih ) a barra ( da di dih dah di ) e o sinal de igual ( da di dih di dah ), sei que alguns telegrafistas substituem este sinal de igual entre frases por outro que ainda não descobri qual é !
 
1 abraço.Carlos, CT1GFQ

 

" Não me mande os meus "e-mails" de volta  -  eu já os vi! " 
 Blog: http://carlosfonseca-ct1gfq.blogspot.com/
Photos: http://www.flickr.com/photos/9018639@N04/ ( New update: 19/Jan./2009 )
Ao reencaminhar esta mensagem, por favor:1. Apague o meu e-mail e o meu nome.2. Apague sempre os endereços dos amigos antes de reenviar.3. Encaminhe sempre como cópia oculta (Cco ou Bcc) aos SEUS destinatários.Agindo sempre assim dificultaremos a disseminação de vírus, spams e banners. Obrigado !!!
P Poupe papel. Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer.
Há cada vez menos árvores.
As árvores são um bem imprescindível.




De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Salomao FrescoEnviada: terça-feira, 27 de Janeiro de 2009 21:51
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLAAssunto: Re: ARLA/CLUSTER: Treino Recepção Morse




 
Boa noite a todos!Aqui na Chamusca (IM59si) é recebido com S9+20 num FT-857, Dipolo com "traps" de construção caseira apontado a Este-Oeste.CumprimentosSalomão Fresco

2009/1/27 João Martins <ct1wvjoaomartins  gmail.com>

OK. Colega Gamito, estou a receber os sinais muito bem em Lisboa, com um confortavel S9 para CW, na frequencia de 7.022,5 Khz.

As condições de recepção são: transceptor Kenwood TS450S, Antena para                80-4...        de fabricação CT1AYM (Valdemar), sem nada mais.

Um abraço e votos de muito bom sucessonesta cruzada pelo CW.

João Martins

CT1WV

2009/1/27 Antonio Gamito <gamito.ct1czt  gmail.com>
OLá Colegas  radiotelegrafistas!Às 2125H terá início a Tx da chamada geral para treino de interessados em incrementar a capacidade de recepção em Morse Acústico.Às 2130H Terá início a transmissão de caracteres isolados,  texto limpo em português e/ou inglês.

A frequência de emissão será entre [7015KHz e 7025KHz] , dependendo da ocupação na faixa.Qualquer feedback será benvindo.Já agora, indicando as condições de redepção e local ou zona de recepção. Se quiserem referir  antena que estão a usar, também será benvinda essa informação.Até já.


 António GamitoCT1CZTNRA #001, ARLA #003, REP #308, ARMI #365, MF #1026, EPC #4787, URE #62292, CTC #2148
_______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.nethttp://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
_______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.nethttp://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
 
 
__________ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus signature database 3804 (20090127) __________

 
The message was checked by ESET NOD32 Antivirus.
 
http://www.eset.com_______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.nethttp://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster-- Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato Sines Save the RadioSpectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias derádio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causafortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga nãoao PLC. Proteja o ambiente----------------------------------------------------------- Este e-maildestina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatariosreferidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar recebermais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- nocampo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suasconfigurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com alegislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE doParlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).
_________________________________________________________________
Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça  o MSN Mobile!
http://mobile.live.com/signup/signup2.aspx?lc=pt-br
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090128/e9ef87f3/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER