RE: ARLA/CLUSTER: Onda Média volta a conquistar ouvintes...

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com
Segunda-Feira, 26 de Janeiro de 2009 - 21:07:20 WET


 
Ola Boa Noite!
 
 
Obrigado pela informaçao Carlos!
 
E verdade que nao se escutam muitos Portugueses nos 40m, e nas outras bandas tambem passa-se o mesmo, contudo com os baixos niveis de fluxo solar que temos tido, nao sera facil ou ate mesmo impossivel falar noutras bandas.
 
Considero-me um radioamador bastante activo, ha quem diga que deve-se ao facto de ser novo nestas lides, mas sinceramente acho que com o passar dos anos, a vontade continuara a ser a mesma!
 
Somento possuo equipamento de HF, tenho um portatil de VHF apenas emprestado de um amigo (actualmente estou a construir um VHF).
 
Por vezes vou ate a varanda, ou ate levo-o comigo no carro e sempre que ha oportunidade faço escuta e por vezes um QSO.
 
Na minha opiniao, grande parte dos radioamadores adopta principalmente o VHF e depois o HF esta em segundo plano. Muitas vezes por falta de uma antena razoavel, de espaço ou ate mesmo por dificuldades junto do condominio, o que e uma infelicidade de facto a compreensao da vizinhança perante um hobby tao educativo quanto este.
 
Tambem podera dever-se ao facto de grande parte dos radiamadores (mundiais) adoptarem o HF somente para o DX.
 
Sao inumeras as vezes que chamo CQ nos 17m (sabendo que a banda esta "aberta") e nao obtenho muitas respostas. Mas assim que surge algum DX na banda la começa o festival, conseguem-se escutar estaçoes de practicamente de toda a Europa!
 
Nos dias que decorrem, e devido a horarios compativeis com o meu horario de trabalho, uso frequentemente os 40m e os 17m em SSB, os modos digitais nunca foram muito apelativos para mim, mas mesmo dessa forma decidi construir um interface CAT- RS 232 para experimentar e poder realmente dar o meu voto sincero, continuo a preferir a fonia.
 
A maior largura de banda dos 40m vai permitir-me falar com estaçoes dos EUA que gosto bastante.
 
Por aqui quase tudo e auto-construido, dessa forma gosto bastante de ter um QSO tecnico, de forma a trocar ideias e pareceres com outros colegas!
 
Tenho tido sorte com os EUA, geralmente torna-se facil encontrar alguem que partilhe o mesmo gosto.
 
Estou convicto que pelo nosso pais fora tambem existem muitos, mas de facto os horarios e propagaçao actuais nao o permitem (ainda).
 
O projecto de VHF vem reforçar o hobby em dois sentidos. Na parte da auto-construçao, e dos QSO´s locais que decerto vao permitir conhecer mais aficionados, amigos, e aqueles vizinhos que tem antenas no telhado que nunca escutei!
 
 
73 de Almada,
 
Miguel - CT2JUT



Date: Mon, 26 Jan 2009 20:28:53 +0000Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Onda Média volta a conquistar ouvintes...From: radiofarol  gmail.comTo: cluster  radio-amador.netColega Miguel

Terá que esperar mais um pouco, até sair o novo regulamento, (deve sair lá para os fins de Março) para saber o que lá vem sobre esse assunto. No entanto não se preocupe com isso, pois eu apesar de ir muitas vezes aos 40m, se quero falar com alguem tem que ser com EAs, pois CTs não se escutam por lá. A unica estação portuguesa com quem falai acima dos 7100 KHz, foi com o CT1FBF/1 e uma unica vez. Os poucos que esporádicamente aparecem, usam invariavelmente os 7070 KHz, como se os 40m fossem uma frequencia unica de 1 canal. às vezes causa impressão, estarem a falar nos 7070KHz, com os italianos a fazer QRM prepositadamente, e ali continuam apesar de terem dezenas de KHz limpos ao lado.. Por isso colega, apesar dos 40m serem alargados, seria bom que aparecessem mais amadores portugueses nos 40m, mesmo que fosse nos 7070KHz.

73 de CT4RK

2009/1/25 Miguel Tomaz <kongo127  hotmail.com>

  Boa Noite!  E sabido que a partir de 29 de Março as emissoras da banda dos 41m vao desocupar a banda, sendo entao cedida ao serviço de amador. Ja existe um plano definido pela IARU para essa faixa de frequencias. Por enquanto creio que somente a classe A esta autorizada a emitir nela, com potencia reduzida de forma a nao causar eventuais interferencias. A minha duvida consiste nos atributos da banda apos essa data. Todas as classes de amador HF poderao emitir ate aos 7200KHz ?   Com os melhores 73!  Miguel - CT2JUT         

Date: Wed, 21 Jan 2009 09:53:41 +0000Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Onda Média volta a conquistar ouvintes...From: radiofarol  gmail.com


To: cluster  radio-amador.netOlá a todos

Quero deixar a rectificação de que a OM do RCP, já não é no Porto Alto, mas sim se não estou em erro., num terreno junto à A13, no concelho de Benavente.
Tenho medo que o RCP portugues acabe com a onda média depois que faleceu  o seu director técnico, o eng Pinto Ventura, um apaixonado pela onda média, e pelos emissores de radio, e um excelente radiotécnico.
Tambem eeu gosto muito de escutar onda média, e na falta de emissoras portuguesas que se escutem como deve ser à noite, até migro para as EAs, principalmente quando estou em viagens..

2009/1/20 Miguel Tomaz <kongo127  hotmail.com>

 Ola a todos!   Fico contente por ouvir noticias destas. Tambem gosto imenso de escutar emissoes em modulaçao de amplitude. Ultimamente sintonizava diariamente os 1035KHz da Radio Clube Portugues. Mas de facto nao sei o que se passa, pois por vezes o emissor esta em funcionamento, outros dias nao esta! A cerca de 1 semana que nao transmitem na faixa de AM, gostaria imenso de os motivos das quebras de emissao...   Com os melhores 73 de CT2JUT, Miguel

From: joao.a.costa  ctt.ptTo: cluster  radio-amador.netDate: Tue, 20 Jan 2009 19:30:25 +0000Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Onda Média volta a conquistar ouvintes... 



Somente uma rectificação a esta informação; incorrecta, ou melhor, incompleta:
"Das licenças atribuídas pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), para Portugal Continental, apenas a RDP e a Renascença continuam a apostar nestas emissões"
 
Falta acrescentar que o Grupo Media Capital, também detêm uma licença nacional activa para Portugal Continental, através da Rádio Comercial, S.A.  e continua a apostar nas emissões em Amplitude Modulada na Onda Média, através do Rádio Clube Português nos 1 035 kHz desde o Porto Alto, e esporadicamente também, pelo emissor do Canidelo em Vila Nova de Gaia nos 783 KHz.
 
Também em Portugal Continental, a mais antiga rádio local do país – Rádio Altitude da Guarda, pode ser escutada, ao que sei também regularmente, nos 1 584 kHz.
 
Estações locais em território nacional com emissões regulares em Onda Média:





Estação

 Emissor

Frequência(kHz)

Potência(kW)


Rádio Altitude

Guarda

1 584

1


Posto Emissor do Funchal

Funchal - Madeira

1 530

10


Rádio Lajes - Força Aérea Portuguesa

Lajes - Açores

1 530

1
 
O Rádio Clube de Angra (Angra do Heroísmo) em 909 kHz e o Clube Asas do Atlântico (Vila do Porto na Ilha de Santa Maria) em 1 566 kHz  viram revogadas as suas licenças pela ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social em Junho de 2007, por ausência de emissões. 
 
Por sua vez, a Força Aérea Portuguesa nas Lajes, alterou a sua anterior frequência de 648 kHz para os 1 530 kHz. 
 
Presumo que a USA Air Force nas Lajes, que transmitia na maior parte do tempo em cadeia com a AFRN - American Forces Radio And Television Network, também já não utiliza os 1 503 kHz.
 
João Costa, CT1FBF


From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of CT1FZC/CLUSTERSent: segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009 22:00To: ARLA CLUSTERSubject: ARLA/CLUSTER: Onda Média volta a conquistar ouvintes...


Onda Média volta a conquistar ouvintesDesde que se generalizaram as emissões em Frequência Modelada (FM), que a Onda Média começou a perder ouvintes. Mas a saturação do espectro em FM pode devolver-lhe a importância de outros tempos.
Nas zonas mais remotas do país ainda é a "velhinha" onda média que permite às populações ouvir rádio. Nos grandes centros urbanos não é difícil aceder às emissões, seja em FM ou em AM (a Amplitude Modelada engloba as transmissões em onda curta, longa e média). O complicado é, por vezes, conseguir sintonizar de forma precisa a estação que se pretende em FM porque o espaço electromagnético está saturado. E é aqui que pode estar o segredo do rejuvenescimento deste tipo de transmissão.Das licenças atribuídas pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), para Portugal Continental, apenas a RDP e a Renascença continuam a apostar nestas emissões. É caro manter os retransmissores, consomem muita energia, e a qualidade do som para emissão de música não torna o meio atractivo para os ouvintes; apesar da mais-valia de chegar a todo o território.A estação pública (RDP) está a transmitir a emissão da Antena1, apenas interrompida pelos blocos de áudio-descrição que permite a cegos e amblíopes acompanhar as transmissões televisivas.No entanto, a Renascença reformulou a sua emissão em Agosto, criando a Rádio Sim. Até essa altura, o grosso da emissão era comum ao canal em FM, com blocos regionais (Renascença Regiões) a serem emitidos em algumas zonas."Há muita gente que voltou à rádio e ficou em onda média", disse a directora de programas Dina Isabel, acrescentando que tem tido algumas surpresas vindas de público mais jovem do que aquele a quem a emissão se destina, graças aos rádio-despertadores mais antigos que só recebem este tipo de ondas. Há também, prossegue, um "revivalismo interessante. As pessoas dizem ser mais confortável ouvir em OM".O bom desempenho deste investimento da Renascença pode levar a que outros operadores sigam o exemplo. "Há países onde é uma realidade. Este projecto abre-nos os olhos para isso. A onda média não merece esse abandono", frisou Dina Isabel.A digitalização da emissão também pode vir a revolucionar o meio. É que tal como a Televisão Digital Terrestre (TDT), as emissões de rádio aos serem digitalizadas ganham qualidade e a onda média terá uma transmissão semelhante à emissão em FM. Mas a tecnologia ainda é cara.Fonte: JN   _______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.nethttp://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster-- Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato Sines Save the RadioSpectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias derádio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causafortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga nãoao PLC. Proteja o ambiente----------------------------------------------------------- Este e-maildestina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatariosreferidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar recebermais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- nocampo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suasconfigurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com alegislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE doParlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu)._______________________________________________CLUSTER mailing listCLUSTER  radio-amador.nethttp://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster-- Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato Sines Save the RadioSpectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias derádio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causafortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga nãoao PLC. Proteja o ambiente----------------------------------------------------------- Este e-maildestina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatariosreferidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar recebermais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- nocampo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suasconfigurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com alegislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE doParlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090126/620845d4/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER