Re: ARLA/CLUSTER: "novo" regulamento de Amador - Ponto de situação.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2009 - 09:57:56 WET

Salomão boa noite e um bom ano de 2009!...tens andado fugido rapaz!!!

2009/1/15 Salomao Fresco <sal.fresco  gmail.com>

> [...]
>
> Pois, eu também estava convencido de que após aprovação em Conselho de
> Ministros, bastaria a Publicação no DR...
> mas pelos vistos não é assim.
>
> Agora, e após uma leitura mais cuidada do comunicado do Conselho de
> Ministros, não me parece que o documento a aplicar seja efectivamente o novo
> regulamento de Amador.
>
> Senão vejamos:
>
> *"Este Decreto-Lei vem actualizar e simplificar o regime de utilização do
> serviço de amador de radiocomunicações do ponto vista técnico e dos
> procedimentos administrativos a observar para o exercício da actividade de

Humm!!! Esta parte deixa-me algumas duvidas sobre o que está para vir!!!!

> [...]
> Amador.
>

> *"Neste contexto, dispensam-se os titulares individuais do licenciamento
> para a utilização do espectro radioeléctrico, passando a ser suficiente a
> titularidade de um certificado de amador nacional (CAN). Na linha da
> responsabilização individual, o diploma vem reforçar os mecanismos de
> responsabilização dos amadores e das suas associações, em caso de deficiente
> ou incorrecta utilização das respectivas estações de radiocomunicações e na
> ocorrência de interferências em que tenham intervenção estações *

*de amador,*

Aqui já eu tinha mostrado a minha preocupação enquanto amador, por poder
interpretar o escrito, como a culpabilização do amador em tudo o que é
interferencia mesmo que este não tenha culpa alguma.

> *
>
> São, também, reforçados os poderes de fiscalização cometidos ao ICP-Anacom,
> enquanto entidade gestora do espectro radioeléctrico."*

Será só no que diz respeito aos amadores????. E o PLC , TVCABO; etc?

> [...]
> etc.
> Poderá aparecer alguma surpresa desagradável, pois podem ser concedidas
> protecções a serviços que agora não as tem, estou a lembrar-me do PLC, ou da
> TV Cabo. Apesar de o Serviço de Amador ter estatuto primário nas faixas de
> frequências onde esses serviços "operam", no fim da Lei estar escrita,
> dificilmente voltará atrás, tal como aconteceu no passado, onde os erros,
> incorrecções e incoerências prevaleceram ate hoje. E mais uma vez os
> interesses económicos "passam a ferro" o resto.

Alto e pára as máquinas!!!!...Isso não pode ser assim!!!...Lê o que eu
escrevi sobre as normas EU do funcionamento dos serviços tipo PLC e aquilo a
que a ANACOM está obrigada por disposições emanadas da EU!!!..É claro que
até agora a ANACOM não tem cumprido com o que está obrigada por disposições
internacionais, nomeadamente nos procedimentos a ter, na base da
transparencia , independencia como está escrito....Até um dia em que vá
parar à justiça!

> A Anacom vê reforçados os poderes de fiscalização e aplicação da lei, para
> garantir "cash-flow" com as coimas a terem um papel preponderante. (tipo
> ASAE)
> *
>

> "Prevê-se, igualmente, uma maior transparência na publicitação das faixas
> de frequências atribuídas ao serviço de amador e de amador por satélite, bem
> como as respectivas condições de utilização, cuja fixação compete ao
> ICP-Anacom, no âmbito do Quadro Nacional de Atribuição de Frequências
> (QNAF)."*

Aqui tambem não entendo o que querem dizer!...Será que esconderam alguma
frequencia que era atribuida aos amadores???...ehehehe!!!

> **
>
> Sem comentários.
>

> *"Paralelamente, criam-se condições para proceder à descentralização dos
> exames de aptidão de amador para a obtenção do CAN, tanto nas Regiões
> Autónomas como no Continente."*

No meu tempo os exames eram feitos nos correios. A DSR mandava para lá os
exames e toca a fazer. O meu primeiro exame de amador, foi feito nos
correios de Castelo Branco e o OM que nos deu os papeis, não sabia o que era
um radioamador, nem nunca tinha ouvido falar em tal coisa.

> *
>

> *Delegações Regionais da Anacom?*
> *Exames On-line?
> Simplex?

Cá pra mim pode ser em DUPLEX!!! É mais eficaz!!!

> *
>

> *Analisem e comentem.
>

> Cumprimentos
>
> Salomão Fresco