ARLA/CLUSTER: Questões para o Certificado de Exame Harmonizado para Amadores de Rádio (HAREC).

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2009 - 13:30:18 WET


Caros colegas,

A IARU - International Amateur Radio Union ou União Internacional de Radioamadores no seu sitio da Internet para a Região I, em http://www.iaru-r1.org/Harec.htm acaba de disponibilizar em inglês, alemão e francês e adicionalmente em italiano, finlandês e sueco através dos sítios dos seus membros, uma série de perguntas tipo e matérias a serem efectuadas no exame para o nível de licenciamento da classe Harec - Harmonised Amateur Radio Examination Certificate a serem adoptadas para todos os países signatários ou não signatários para efeitos de reciprocidade da Conferência Europeia de Correios e Telecomunicações (CEPT) e correspondente ao nosso certificado de exame de aptidão de amador, emitido nos termos da Recomendação T/R 61-02, que permite actualmente ao seu titular a obtenção de uma licença de estação de amador nacional, passando a ser suficiente a titularidade de um certificado de amador nacional (CAN).

Salientamos que as matérias equivalentes dos três níveis de licenciamento recomendados CEPT; HAREC, Novice e Entry-Class, serão determinadas no novo Decreto-Lei do Regulamento de Amador de Radiocomunicações nacional já aprovado em Conselho de Ministros de 17 de Dezembro de 2008 e que aguardamos a sua divulgação.  Em principio, portaria posterior terá as normas a observar para a realização de exames de amador e das respectivas matérias, os procedimentos relativos à emissão dos certificados, bem como as classes de licença de estação de amador CEPT e a respectiva correspondência com as novas ou antigas categorias nacionais de amador.

Basicamente, este quadro legislativo harmonizado vai permitir efectivamente a um qualquer titular do Certificado de Amador Nacional(CAN), ver reconhecido o seu exame efectuado e aprovado por qualquer Administração, em todos os países signatários da Conferência Europeia de Correios e Telecomunicações (CEPT) e também para efeitos de reciprocidade com os não signatários. Assim, como as matérias a estudar e os conhecimentos a demonstrar nos exames serão idênticos em qualquer parte e correspondentes aos níveis de licenciamento a que os candidatos se propõem. 

João Costa, CT1FBF.

IARU Region 1 HAREC Question Pool

This IARU Region 1 webpage contains details of banks of questions to be used in examinations at the HAREC licence level. These question banks will be useful to:

- CEPT and non-CEPT Administrations who wish to run radio amateur examinations and who are short of questions and resources. 

- Candidates who wish to practice the examination as part of their training programme. 

These banks will help in harmonising the standards for the examinations across the CEPT countries and non-CEPT countries who have joined, or wish to join, the CEPT licence process. 

The banks contain questions in English, German, French since they are the principal languages used in the HAREC. In addition details of banks in Italian, Finnish and Swedish are included here. 

Whilst 'OWNERS' are responsible for the maintenance question banks 'USERS' are responsible for their use in examinations and training courses. No liability for errors or omissions rests with IARU. USERS are reminded that copyright may exist in certain cases, contact the bank Owner if there is any doubt.  





Mais informações acerca da lista CLUSTER