ARLA/CLUSTER: Exame de Morse

Henrique Figueiroa ct1ish clix.pt
Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2009 - 10:11:59 WET

Fiz o exame de Morse a 12 de Março de 2008 e nessa altura foi assim:
É automatizada, a partir de um PC. Isto controlado por uma senhora muito
simpática.
Pode ser nas velocidades de 10 12 ou 14 wpm, que temos a opção de escolha.
50 palavras com sentido, na língua portuguesa, cada palavra com 5
letras. Os algarismos são sequenciais, e fazem parte das 50 palavras
anteriores. Não sai pontuação. Só fazemos teste de recepção.
Exemplo de um exame:
vvv ARROZ PAGAR SALTA JUNHO ESTAR APAGA CREME LILAS MUSEU ABRIR AFIXO
ZANGA XEQUE LABIO VULTO VINHA REGAR RODAR LONGO TACTO SABER TAMPO PORTA
ZORRO QUEDA TARDE JULHO PRATA METER 56789 URINA AGUAS JOVEM FILHO METAL
IDEIA VERAO CALOR COMER ALHOS MANGA 12345 FLORA FIBRA GRAVE FRUTA SAUDE
TEMPO PLANO CONTA
São-nos dadas 3 folhas A4 com uma quadricula, e não podemos falhar a
sequência dessa quadricula, ficamos sujeitos a reprovar, mesmo tendo uma
série de palavras certas.
Passamos se tivermos pelo menos 50% certas.
Podemos escutar 3 vezes o exame.
O exame é fácil, só que para passar não podemos ir para lá contar os
traços e os pontos. O teste está feito de modo a termos que ter a
"musica" do Morse memorizada.
Duvidas, é melhor telefonarem para a ANACOM

CT1ISH