ARLA/CLUSTER: HF

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 19 de Fevereiro de 2009 - 11:17:26 WET

Caros colegas
Apesar de todo o esforço por parte de certos "modernistas", principalmente
os adeptos do PLC, de denegrir as ondas curtas e de dizerem "à boca cheia"
que já ninguem usa as ondas curtas para nada, é com satisfação que discordo
dessa opinião. Hoje andei a pesquisar lentamente, à boa maneira de
antigamente o espectro. Alem das broadcastings, e das dezenas de estações
digitais de serviço maritmo e aéreo, com sinais bastante fortes, encontrei
emissões que julgava ja não existirem. Em 8749 KHz e arredores, encontrei os
velhos serviços telefónicos maritimos, em SSB. 4 canais a transmitirem
telefonemas em SSB, em alguma lingua que desconheço, mas que me parecia
Grego ou algo daqueles lados. Alem disso para minha surpresa, tambem na
banda de 8MHz, encontrei um BEACON em CW puro, e uma transmissão de serie de
5 numeros tambem em A1A. Duas outras frequencias ocupadas com a transmissão
em SSB de informação meteorológica  e ainda algumas comunicações em SSB de
serviço móvel aéreo. Em 2475 KHz e 6748 KHz duas estações "SPY" de letras
com voz feminina, não se cansavam de repetir "FOXTROT, BRAVO,
CHARLIE".."FOXTROT, BRAVO, CHARLIE". Seria interessante saber o que são
tantas emissões digitais, mas nem sei que protocolo estão a usar para poder
descodificar alguma coisa. Toda esta actividade é relativa às frequencias
entre 2 e 11 MHz, porque para alem disso tenho o nosso amigo "afia serrotes"
a lixar-me com um "F" maiúsculo as bandas todas.
E ainda existe quem diga que ninguem já usa as ondas curtas...Eu uso e sou
gente.

73 de CT4RK

--
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato Sines Save the Radio
Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de