ARLA/CLUSTER: Emissões regulares de CW - Jamming

Antonio Gamito gamito.ct1czt gmail.com
Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2009 - 23:29:34 WET

Estimados Colegas assinantes desta lista,
Passaram durante algum tempo nesta lista algumas queixas sobre ausência de
possibilidade de escutar emissões em CW regulares, efectuadas a uma
velocidade e manipulação adequadas ao treino de recepção por parte
daqueles(as) em necessidade de treino, fosse para efeito de exame, fosse
para incremento de capacidades de recepção.

Depois de algum tempo de acompanhamento dessas queixas, a estação CT1CZT
decidiu por acordo com o seu titular, iniciar diariamente primeiro entre as
1900 e as 1930 alterando-se posteriormente para o período 2130-2200 UTC.

O anuncio foi publicado nesta lista com todos os pormenores que interessavam
para a escuta, tendo as emissões sido iniciadas em 12 de Janeiro último.
Com duas ou três excepções*, feedback* sobre elas, é algo que não tem sido
recebido. Mas isso não tem importância nem tão pouco era esperado qualquer
compromisso quanto nessa matéria. O que realmente incomoda é que de há uns
dias a esta parte, emissões não identificadas tem tido o que por certo
julgarão uma"*nobre atitude"*, um comportamento a que poderíamos chamar de
pirata.

Explico melhor:
Estando a minha emissão em curso, periodicamente identificando a estação
emissora, algumas, porque mais do que uma, estações colocam conscientemente
um sinal contínuo/portadora sobre a minha emissão, seja em que frequência eu
esteja, com a intenção deliberada de fazer *jamming* o que para minha
leitura corresponde a uma reprovação do meu trabalho.
Assim sendo, e não estando eu para me sujeitar a tais baixarias, lamento ter
de informar os estimados colegas que eventualmente até pudessem estar a
tirar algum proveito das minhas emissões, que não efectuarei nem mais uma
emissão.

De outra forma, estou a equacionar ainda durante este ano a possibilidade de
ministrar um curso para o qual seleccionarei os formandos interessados.

Os meus melhores cumprimentos a todos colegas e vida longa sem
interferências para as estações que me interferiram.

António Gamito
CT1CZT