ARLA/CLUSTER: NASA preocupada com os detritos da colisão dos 2 satélites.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 13 de Fevereiro de 2009 - 14:48:19 WET


Pela primeira vez na história, dois satélites de comunicação, um russo e um americano, chocaram em pleno espaço. A colisão, sem precedentes, ocorreu quando ambos os artefactos orbitavam a região da Sibéria, no extremo norte da Rússia, a uma altitude de 790 km acima da superfície. A colisão ocorreu na terça-feira às 01h43 e envolveu o satélite comercial norte-americano Iridium 33 e o russo Cosmos 2251.

[http://www.apolo11.com/imagens/etc/satelite_colisao.jpg]



Segundo o porta-voz da NASA, Kelly Humphries, a verdadeira dimensão do acidente, só será conhecida na próxima semana.

Os especialistas da NASA sublinharam que a possibilidade de os destroços chocarem com a estação espacial internacional é baixa, uma vez que a colisão entre os dois satélites ocorreu 435 quilómetros acima da órbita da estação.

"Sabíamos que isto poderia acontecer eventualmente", disse Mark Matney, um cientista do Centro Espacial Johnson, na cidade norte-americana de Huston, considerando que "este tipo de colisões começará a ter mais e mais importância nas próximas décadas".

[http://www.apolo11.com/imagens/etc/satelite_iridium.jpg]


O satélite Iridium 33 envolvido na colisão foi lançado em 1997 e pesava 560 quilos. Fazia parte de uma constelação de 66 satélites de telefonia e transmissão de dados via satélite e circulava a Terra a cada 100 minutos a 27.088 km/h. O russo Cosmos 2251 foi lançado em 1993 e pesava 900 quilos. Segundo a Nasa, o satélite russo, não dispunha de equipamentos para correcções de manobras orbitais.

Actualmente existem mais de 18 mil fragmentos de satélites e foguetes orbitando a Terra e todos eles são monitorizados pelas principais agências espaciais do mundo. Ainda não se sabe a causa exacta da colisão de terça-feira.
Fontes: Jornal de Noticias e Apolo11.com
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090213/47939c6f/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER