ARLA/CLUSTER: Dipolo 160M

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 6 de Fevereiro de 2009 - 11:53:50 WET

Esqueci de dizer, que no caso de utilizar uma caixa com o sintonizador, no
exterior, é aí que deve fazer e ligar a terra. isto é: No terminus do cabo
coaxial (na malha claro) que vai ligar à aos condensadores, e nunca na
estação. Na estação é a terra de protecção, e no ponto de alimentação da
antena é a terra de serviço.O sintonizador pode ser uma coisa simples, como
uma montagem em PI, com uma bobine de 75 espiras separadas o diametro do
fio, de fio de 1,5 mm, bobinadas num tubo isolante de boa qualidade, com uns
40mm de diametro, um condensador variável de uns uns 500 pf na entrada (que
liga ao cabo coaxial), e na saida (liga ao fio da antena) um de uns 1500 PF
(3X 500). Pode usar variáveis de recepção, usando pouca potencia, só para
sintonizar. Depois faz a medida da capacidade e substitui os variáveis por
fixos de alta voltagem (pelo menos uns 3,5 Kv) para poder usar 1 Kw. Convem
ser de mica, ou ceramicos de emissão (knob capacitor), mas o ceramico de
disco tambem trabalha bem.
Claro que nem preciso de dizer que para ajustar, deve colocar o medidor de
SWR logo à saida do transceptor e afinar o PI junto da alimentação da
antena, para o minimo de SWR.

73 de CT4RK