ARLA/CLUSTER: Dipolo 160M

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Quinta-Feira, 5 de Fevereiro de 2009 - 12:17:47 WET

Colega Paulo.Há muitos projectos de antenas para 160m.Dê uma olhadela nos artigos do ON4UN ou do W4RNL Cebic.A escolha de polarização vertical favorece o baixo ângulo de radiação, que traz melhores resultadospara longa distancia.Para escuta, a Beverage, é a favorita dos TopBanders, normalmente uma para cada quadranteQuanto á actividade a partir da montanha, não me parece se seja vantajoso para este tipo de banda.É preferível um local onde o terreno seja rico em AGUA.Mesmo que sejam terreno baixos.O ideal são zonas pantanosas, margens de rios o varzeas.Na Onda Média um bom plano terra é o fundamental.
73'sBom Concurso. Matiaswww.ct1ffu.com
From: ct1ewa  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Dipolo 160M
Date: Thu, 5 Feb 2009 00:44:25 +0000

A todos os colegas que se prontificaram a dar-me a sua opinião
desde já muito obrigado.

Ao colega  CT1HZU, volto a agradecer a sua disponibilidade, mas
a ideia é participar para fazer a festa, aliás como em todos os concursosem que
tenho oportunidade de participar.

Provavelmente irei para a serra, aonde na torre que a ARAL
possui nos Candeeiros esticarei um dipolo em V invertido.

Se ficar por casa provavelmente , vou voltar aos tempos de
miúdo, e com uma “afunda” a ajudar, estico um fio para os Pinheiros.

Mas vou à net, ler bem os projectos dos colegas que me foram
indicados….para aprender mais um pouco!

73’s

CT1EWA