ARLA/CLUSTER: Dipolo 160M

Gomes ct1hix sapo.pt
Quarta-Feira, 4 de Fevereiro de 2009 - 23:26:19 WET

Boas
Na verdade não deixa muitas hipoteses...
Pelo que li o L invertido é uma antena com bons resultados (superiores ao dipolo), pois tem uma componente vertical, que como você sabe é importante nos 160 metros.
Eu fiz mais ou menos um  L invertido, 6 metros verticais o resto inclinado até uma arvore com cerca de 15 metros de altura. O plano de terra é constituído por  5 radiais(comprimentos variados entre 5 e 20 metros) a cerca de 2 metros de altura. Na primeira versão tinha os radiais estendidos pelo chão, mas bastava chover para a impedância da antena variar. Quando elevei os radiais fui ligando um por um e observando a variação da impedancia da antena, como ao quinto praticamente não notei variação nenhuma, considerei por isso que o plano de terra era suficiente. Fiz um tuner para adaptar a impedância mas existem outros processos.
Tenho feito alguns contactos interessantes, mas o verdadeiro teste espero faze-lo no CQ WW SSB 160 metros!!!

73 Gomes CT1HIX

  ----- Original Message -----
  From: ct1ewa
  To: Cluster Arla
  Sent: Wednesday, February 04, 2009 10:39 PM
  Subject: ARLA/CLUSTER: Dipolo 160M

  Caros colegas, procuro opinião sobre a construção de uma antena para a banda dos 160M.

  Durante alguns anos trabalhei com uma Long-wire cortada a aproximadamente ¼ de onda.

  Não pretendo fazer uma vertical, pois  não tenho espaço para a montar e/ou estender radiais em casa após o concurso, nem estou interessado em investir muito na antena e,  para utilizar uma vertical (o que seria óptimo) necessito de bastante fio e QSJ´s para "espalhar" radiais.

  Igualmente não possuo uma grua para esticar um fio, nem tão pouco, um balão.para o mesmo fim.

  Esta antena será feita para usar no CQwwdx160M e será quase pela certa um dipolo!

  Alguém tem alguma ideia que possa partilhar comigo?

  73's

  CT1EWA

  NB - claro que em princípio dentro da normalidade,  farei um dipolo de 1/4 de onda, a usar em V invertido.