ARLA/CLUSTER: ARBA solicita apoios para RPT D-STAR na Serra da Estrela

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Quarta-Feira, 4 de Fevereiro de 2009 - 23:19:02 WET

Ah grande Salomão.

Eu não teria dito melhor, embora reconheça que o facto de Portugal ser
composto por montes e vales e que a ideia da cobertura de repetidores
"em cada esquina" daria uma melhor cobertura a móveis, estou
perfeitamente de acordo consigo.
O D-Star, se correctamente instalado ou seja com gateways activas, seria
talvez a melhor solução isto porque permitiria a linkagem de todos a um
único reflector nacional (que alias já foi proposto às associações com
representatividade no D-Star), isto permitiria que uma dúzia de
repetidores bem posicionados acompanhariam uma viatura móvel desde o
norte até ao sul e vice versa, podendo ser dispensados os restantes
repetidores, seria uma poupança de equipamentos e de energia, para não
falar nas torres manutenção e afins.

Mas para todos os efeitos as questões colocadas por ti foram pertinentes.

73’s from:
***********************************
CT1JIB / Jorge Santos
QTH-Locator : IM58mo
CQ Zone: 14 / ITU Zone: 37
Watch data in www.qrz.com
QSL Via: Bureau or Eqsl: www.eqsl.cc <http://www.eqsl.cc/>

REP Member# 1748

ARLA Member# 070

ARRL/LoTW Member# 2000232451

AMSAT Member# 36900

EPC Member# 5302

*

Sysop of CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH

D-Star System
************************************

Salomao Fresco escreveu:
> [...]
> Ou será que é mais importante para as Associações poder dizer: "Nós
> temos X repetidores instalados"?
>
> Agradeço comentários!
>

> Cumprimentos
>
> Salomão Fresco
>

> 2009/2/4 <ct2jnm  sapo.pt <mailto:ct2jnm  sapo.pt>>
>
>     Bom dia
>     Já que a ARBA quer fazer a vontade a "todos".... no que diz
>     respeito ao curso de CW anunciado em 2007, das duas uma: ou não
>     foi efectuado ou eu não fui contactado para o efeito
>
>     CT2JNM - Nuno Fonseca
>

>     Citando João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt

73’s from: