ARLA/CLUSTER: ARBA solicita apoios para RPT D-STAR na Serra da Estrela

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Quarta-Feira, 4 de Fevereiro de 2009 - 08:45:57 WET

Bom dia a todos,

Deixem-me cá dizer algo de minha justiça.

Porque é que em Portugal existem quase tantos repetidores como em Espanha,
ou no estado do Texas (EUA)?
Porque é que, à excepção de dois ou três bem conhecidos, os outros estão às
moscas?
Porque é que no famoso mapa de células elaborado pela ANACOM, se conseguem
instalar repetidores quase ao pé da porta uns dos outros?
Porque é que há o conceito geral de que em caso de emergência os repetidores
de Amador são a solução? Serão estes imunes às situações de catástrofe, como
vendavais, tornados ou terramotos?
Porque é que já existindo alguns repetidores D-Star, alguns com o Gateway
operacional, ainda se pretendem instalar mais, remetendo para as três
primeiras perguntas?
Não seria mais importante ter uma rede de repetidores que se complementasse,
em vez de ter 20 e tais que pouca utilidade tem?
Ou será que é mais importante para as Associações poder dizer: "Nós temos X
repetidores instalados"?

Agradeço comentários!

Cumprimentos

Salomão Fresco