ARLA/CLUSTER: " massa caralhuda " protege e bem, infelizmente agora é rara de se encontrar.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 28 de Dezembro de 2009 - 16:28:00 WET


A primeira vez que ouvi falar nessa "massa caralhuda", foi numa oficina de automóveis.  
 
A vulgarmente chamada "massa caralhuda", é uma massa à base de grafite e que podes encontrar nas oficinas para automóveis ou lojas de peças para veículos e é resistente a altas pressões, altas temperaturas e a solventes. Aqui em Almada, existe uma conhecida loja de peças auto que penso que deve ter. 
 
Outra coisa, eu já utilizei tinta de borracha clorada para as ferragens, já alguém tentou aplicar em antenas, daquelas de "alumínio chinês"...? À quem recomende borracha liquida, mas aquilo no Aki é caríssimo. O problema é que para as antenas não podemos ou devemos utilizar tintas vulgares para aluminios com pigmentos metálicos.

Sobre alumínios utilizados para antenas, tenho para mim que os melhores são os americanos, aqui em Almada à "beira mar plantado", tenho uma antena da Crushcraft que está impecável ao fim de 10 anos, enquanto uma Tonna, está boa para deitar para o lixo, isto para não falar em "alumínios chineses" que aqui fica todo picado ao fim de 3 meses e vira pó num ano.

Sei que o Carlos Mourato, CT4RK andou a fazer umas experiências em Sines, óptimo local também à "beira mar plantado" para ver os efeitos do sal no alumínio, e acabou a fazer antenas em aço inox.

João Costa, CT1FBF

 
 
 

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Antonio Matias
Enviada: segunda-feira, 28 de Dezembro de 2009 14:58
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: limpeza de antenas


Não será a tal " massa caralhuda " 
he he he
Bem conhecida esta massa, não limpa, mas protege, e bem, infelizmente agora é rara de se encontrar.
 Se alguém souber aonde a há agradeço 



2009/12/28 Afonso Marques <amarques  efacec.com>


	Há uma massa ( que costumo usar) Chamada KONTAKTBESKYTTELSESPASTA P1 ( que palavrão !)da PFISTERER que é própria  para evitar a corrosão e proporcionar o contacto entre superfícies de Al/Al,Al/Cu, Cu/Cu, é usada para fins eléctricos e é vendida pela SOLIKAP em V.N. de Gaia, em bisnagas de 500 ml
	
	73's
	
	CT1RH
	





Mais informações acerca da lista CLUSTER