ARLA/CLUSTER: Noticias AMRAD: AMSAT-CT (AMRAD) conclui 3º protótipo de satélite

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2009 - 11:17:07 WET


AMSAT-CT (AMRAD) conclui 3º protótipo de satélite
<http://www.amrad.pt/newsctrl/scripts/full-news.php?1260560760>[http://www.amrad.pt/amsatctnewsctrl/images/sat_amrad2.jpg]

Grupo de trabalho da AMRAD lidera projecto do primeiro satélite do serviço de amador, este grupo é coordenado por Rui Penaguião, CT1ZX e João Martins CT1WV, que concluíram recentemente um terceiro modelo de engenharia do satélite, estudado, desenvolvido e construído com o fim de servir de suporte a diversos estudos modulares de diferentes payload de satélites para o serviço de amador.

[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/sat_amrad0.jpg]

Na imagem em baixo, os mentores do projecto, ao lado do módulo, a versão 3 do modelo de engenharia do satélite, agora dotado de 30W de potência de energia solar.

[http://www.amrad.pt/newsctrl/images/sat0a.jpg]

Trata-se de uma nova abordagem, que permitirá estudar aplicações de produção e carga de energia solar, a partir de painéis, e ainda de sistemas radiantes, de novas aplicações de antenas e de fenómenos associados de cosite. Numa primeira fase a AMSAT-CT tem dois modelos de transponder lineares para VHF e UHF com cerca de 37 dBm (5W) de potência para um ganho de 120 dB, sensibilidade do receptor a cerca de -90 dBm e ainda, um sistema retransmissor para F3E com apenas 33 dBm (2W) de potência em UHF.

Este projecto, está inserido no CS5CEP - Centro Espacial Português, o programa de ensino experimental das ciências desenvolvido em parceria com o IST-Taguspark, no campus universitário do Parque de Ciência e Tecnologia de Porto Salvo em Oeiras.  <http://www.amrad.pt/newsctrl/scripts/full-news.php?1260560760>


Fonte: AMRAD - Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento.
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20091216/3104eab8/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER