ARLA/CLUSTER: para Matias CT1FFU

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 11 de Dezembro de 2009 - 17:41:24 WET

No bons velhos tempos do AM (cá está mais um velho do restelo), a windows
era simplesmente um fio com 41m, com a baixada de fio unico a 1/3 do
comprimento. Ligava-se o fio à porca de orelhas no painel do emissor,
ajustava-se o PI ou o variómetro de saida e carregava desde os 160m até aos
10m....estacionárias????...O que é isso?...Como é que se mede?...Pois que
essa coisa de "estacionárias" só começou a dar nas vistas com os PAs a
transistores e broadbands. Antigamente nada melhor que uma lampada de
bicicleta em paralelo com uma resistencia de carvão de 10 ohms com a maior
potencia possivel, geralmente 2 ou 3 watts, em série com o tal fio...E vá de
sintonizar para o máximo de brilho!!!!...Eheheheheh!...Bons tempos

73 de CT4RK