ARLA/CLUSTER: Para quando, em Portugal, teremos o nosso mais novo radioamador com 12 anos...?

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Sexta-Feira, 11 de Dezembro de 2009 - 14:51:48 WET

Boas.
Pois exposto dessa forma não se pode esperar  interesse dos jovens pelo
radio-amadorismo.
Se lhes mostrar-mos unicamente a parte dos QSO's então levamos uma tareia
enorme contra os
meios hoje largamente mais apetecíveis da Internet.
Eles trocam imagens, mails, vídeos, musicas etc. e nós apenas uns "codigos"
esquisitos e na melhor das hipóteses
lá se riem dum parolo qualquer que em fraco português diz umas bacorardas
num repetidor por ai.
É claro que esse radio-amadorismo do utilizador-pagador de taxas não
é atractivo e os jovens não querem fazer parte dessa "vertente".
Na minha opinião, o radio-amadorismo que deve ser apresentado aos jovens, é
o genuíno radio-amadorismo:
O hobby-cientifico mais importante do mundo, a experimentação técnica,
a  auto-construção, a pesquisa e estudo  da electrónica, ondas-hertzianas,
propagação e até mesmo a vertente competitiva que é muito apetecível
à juventude.
  Os jovens precisam saber, que há muitas paginas em branco para serem
escritas, e que há um mundo maravilhoso de
tecnologia e inovação a um passo e que eles podem fazer parte.
Que os radio-amadores são essencialmente pessoas dedicadas à
tecnologia, ciência e inovação.
Que são pessoas com permissão dos governos, para usarem  faixas de espectro
de radio para exercerem os seus estudos de equipamentos, propagação,
radio-astronomia e até porque não, relações diplomáticas entre países.

Mostrem lá  à juventude o que é radio-amadorismo, que novos radio-amadores
vão aparecer!

como dizia Einstein :" se estás a fazer algo essencialmente de novo, então
és um amador!"

Matias
www.ct1ffu.com