ARLA/CLUSTER: Caiguaran o Rádio Cubano!

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 9 de Dezembro de 2009 - 19:09:25 WET


 

________________________________

De: Miranda
Enviada: sexta-feira, 27 de Novembro de 2009 23:06
Assunto: Fw: Caiguaran el radio cubano!
Subject: Caiguaran el radio cubano!

Aqui vai o texto traduzido no automatico e corrigido em manual.
 

O Ministério Cubano da Informática e das Comunicações (MIC Cuba) facilita equipamentos aos operadores de rádio amador.

O MIC Cuba começará a fornecer os operadores de rádio amador, componentes e peças para os seus equipamentos, a partir do stock existente, que foi deixado expectante. 

Á agência de notícias cubana, Pedro Rodriguez, presidente da federação cubana de rádio amadores (FRC) disse à imprensa que as primeiras 600 unidades estão prontas para entrega e a utilização destes pelos operadores poderá ser em equipamentos novos a partir desses componentes ou actualização dos existentes.  

Mais referiu que a implementação desta operação, exigirá a compra de 15% dos componentes no exterior, e, dependerá das possibilidades económicas do país, afectadas pela crise económica no mundo. 

Durante o 8º congresso recentemente concluído do FRC, foi apresentado um protótipo novo, com a marca "Caiguaran", projectado por diversos especialistas e manufacturado numa das fábricas do MIC. 

O termo "amador" reflecte o princípio que o rádio amador e seus hábeis operadores são comprometidos com as comunidades no auxílio sem compensação financeira; considerando que os equipamentos comerciais se regem pelo lucro. 

José Tanquero, um dos peritos que trabalharam na criação deste protótipo, segundo a agência de notícias ACN, tem uma concepção simples e permite a modificação de seu alcance. Especifica que o Caiguaran tem um nível de potência de 20 watts e trabalha nos 160 metros, que é o legal para os radioamadores cubanos da categoria três. Adicionando um dispositivo, a largura de faixa pode ser ajustada às faixas de 80 e 40 metros.  
 
O FRC tem 5.500 membros e dão extremo contributo ao país quando as telecomunicações são afectadas por eventos meteorológicos




Mais informações acerca da lista CLUSTER