ARLA/CLUSTER: Projecto Amplificador Linear - Ajuda

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com
Sábado, 5 de Dezembro de 2009 - 22:19:33 WET

Boa Noite!

Depois de varios meses a melhorar a estaçao, relativamente a equipamentos e antenas (dentro das possibilidades), creio que chegou a hora de construir um amplificador de HF.

Pretendo operar dentro dos limites legais, tendo em conta que tambem ja pedi exame para a nova classe 1, e com isso operar ate 1,5KW.

Tenho pesquisado quer na internet, quer em livros em busca de um circuito que agrade-me e que ofereça fiabilidade e sobretudo "longa-vida".

De entre quase cerca de uma centena de projectos, decidi optar por construir um PA em torno de uma valvula GS-35B que pode oferecer a 100% de duty-cycle cerca de 2,5KW.

A ideia nao eh transmitir fora dos limites, mas sim com 1,5KW, para a valvula trabalhar bem e por muitos anos.

Quanto a situaçao da PSU, creio estar um pouco limitado. Pois nao tenho nenhum transformador elevador de tensao, nem um micro-ondas de onde possa retirar. Ja agora, que tensao podera oferecer-me um transformador de um micro-ondas de 700 ou 900W?

Bem sei que um transformador, eh sempre bom estar presente num circuito deste tipo em materia de isolamento do circuito.

Existem esquemas a base de diodos capazes de gerar alta-tensao, como por exemplo este no link apontado em baixo.

http://www.flashwebhost.com/circuit/600_volt_power_supply.php

Que acho ser possivel ainda conseguir muito mais alta tensao com outras unidades.

Antes de lançar-me neste projecto, gostaria de ouvir opinioes de todo o tipo, para que seja bem sucedido.

O PA sera montado numa torre de um PC usado, e a valvula (unica) em configuraçao vertical, proxima da zona da ventoinha original do chassis.

Obrigado a todos!

73 e Bom fim de semana,

Miguel - CT2JUT