ARLA/CLUSTER: esclarecimento

Afonso Marques amarques efacec.pt
Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2009 - 15:56:52 WEST

Obviamente . Então talvez fosse de dizer que haverá menor interacção das antenas , que são idênticas, se elas forem perpendiculares , já que o fluxo electromagnético gerado por uma atravessa a outra na posição mais desfavorável, e portanto, a  reacção provocada na primeira será minimizada. Essa reacção altera os parâmetros da impedância em termos reactivos ou capacitivos. Aliás se pensarmos como funciona uma antena magnética, em que a excitação é feita por um anel cujo plano é paralelo ao plano do elemento excitado radiante. Se os 2 anéis ficarem perpendiculares não há interacção

O que eu expus, vale o que vale...

73's

CT1RH

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Antonio Matias
Enviada: quinta-feira, 27 de Agosto de 2009 15:20
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: esclarecimento

Pois...

Provavelmente as duas, dependendo de qual antena e banda.

Á partida  deve ser capacitivo.

Tem todo o aspecto disso, além de se perturbar o lóbulo de radiação, deve  baixar a frequência de ressonância isso é óbvio.

Mas certezas só mesmo analisando ou fazendo a simulação.

A reactância das antenas, J  capacitiva ou indutiva é uma coisa muito difícil de  prever e ainda mais de anular.

 73's

Matias