ARLA/CLUSTER: Repetidor CQ0DCH

Radiophilo radiophilo gmail.com
Terça-Feira, 25 de Agosto de 2009 - 00:07:25 WEST

Viva,

2009/8/24 Salomao Fresco <sal.fresco  gmail.com>:
> Boas,
>
> O que não significa necessáriamente ques os repetidores dos Bombeiros e da
> Protecção Civil estejam bem...

Concordo. No entanto faço notar que nenhuma destas redes pretende ter
cobertura global. Há exemplos de redes "de cobertura nacional" com
mais de 80 repetidores, e outros casos ainda com cerca de 30
repetidores que não têm cobertura nacional.
Meramente apontei exemplos de outras redes para justificar que 30 ou
40 repetidores de amador em todo o país não é, só por si, nenhum
disparate.

> As necessidades dos Corpos de Bombeiros e da Protecção Civil não serão
> iguais às dos Amadores.
Pois isso não sei. A exploração de ambas as redes é certamente
diferente, mas seria interessante saber até que ponto as necessidades
de cobertura de umas e de outras serão realmente diferentes.

Por vários motivos, eu acredito que os amadores poderiam beneficiar de
mais, e não de menos, repetidores. Nomeadamente de mais repetidores
locais com umas dezenas ou poucas centenas de mW, em complemento de
uma rede nacional de repetidores, estes sim apenas uns 30 ou 40 em
cada banda, ou talvez até menos, numa configuração similar à
apresentada.

Curiosamente, as redes de repetidores analógicos são bem robustas no
que toca à reutilização de frequências, desde que se utilizem
correctamente os tons de protecção. O mesmo não se pode dizer das
redes dstar, e isto é certamente um factor a tomar em consideração no
estabelecimento de repetidores deste tipo.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ