ARLA/CLUSTER: Repetidor CQ0DCH C

Segunda-Feira, 24 de Agosto de 2009 - 16:32:26 WEST

Mais uma vez tenho de estar em total acordo com a opinião aqui expressa pelo colega José Miguel Fonte, CT1ENQ.

"O colega ct1jib limitou-se a informar, mesmo a ARAT está de parabéns pelo trabalho que tem feito no nordeste transmontano. A culpa é mesmo do ICP-ANACOM que, pelo que vejo, não consegue "acertar" uma... "

Infelizmente a questão dos repetidores D-Star em VHF, fora do segmento é, como se pode ler um assunto candente neste momento no Mundo e não só na região 1. Nos E.U.A. a questão já passou dos insulto às vias de facto com vários processos em tribunal entre Associações, particulares, etc. Na Europa e enquanto a questão se limitou ao Reino Unido, "eles" sempre se acharam diferentes, ficou restrita, infelizmente o problema ganhou outros contornos quando a França colocou os seus dois TX módulos C abaixo de 145,600 MHz.

Penso muito sinceramente que em Portugal o ICP-ANACOM não tinha a mínima necessidade de gerar esta polémica, se não vejamos, recorrendo aos PROCEDIMENTOS  PREVISTOS NO DECRETO-LEI N.º 53/2009, DE 2 DE MARÇO QUE DEFINE AS REGRAS APLICÁVEIS AO SERVIÇO DE AMADOR E AMADOR POR SATÉLITE;

PROCEDIMENTOS PARA O FUNCIONAMENTO E UTILIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES REPETIDORAS DE FONIA NAS FAIXAS DE VHF E UHF DO SERVIÇO DE AMADOR.

ANEXO 1
PLANOS DE FREQUÊNCIAS, DE REUTILIZAÇÃO E DE TONS DE PROTECÇÃO.

A célula onde se encontra o repetidor é a B1.

Para a respectiva célula podem ser atribuídos os seguintes canais com o tom de protecção 123,0:
RV48, RV51, RV54, RV57, RV60, RV63.

Neste momento e nas proximidades deste repetidor temos:
RV48 - Serra da Estrela.
RV51 - Serra da Gardunha.
RV54 - Serra da Padrela / Valpaços.
RV57 - Não se conhece nenhum repetidor nas proximidades ou em projecto.
RV60 - Em projecto, requerido pela ARBA para instalação RPT de Celorico da Beira.
RV63 - Reservada para não interferência no serviço de amador por satélite.

Assim, uma das frequências a utilizar seria a canal RV57 / TX-145,7125 MHz / RX-145,1125 MHz sendo que de momento, o único repetidor activo em Portugal continental é o da Serra de Sintra da LARS, e em projecto de instalação o repetidor da Serra do Mendro.

Penso que assim se prova que não existia a necessidade de se atribuir, mesmo que a titulo experimental, a frequência de 145,550 MHz (- 600 kHz) e criar esta situação deplorável.

Lamento profundamente que daqueles que não se reconhece obra, possam vir a criticar de animo leve e insultuoso o colega Jorge Santos, CT1JIB que tanto tem feito pela comunidade radioamadoristica nacional. Infelizmente e mais uma vez alguns, poucos, não sabem dar o seu devido valor a quem à custa do seu esforço pessoal e profissional tanto tem feito por todos.

João Costa, CT1FBF