ARLA/CLUSTER: CQ0VARB - Repetidor Serra da Arrabida - DUVIDA

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com
Domingo, 23 de Agosto de 2009 - 22:30:43 WEST

Boa Noite!

Foi a pouco tempo que comecei no VHF/UHF, e ainda sao algumas as duvidas relativamente a repetidores.

Contudo a momentos surgiu-me outra mais importante.

Os colegas custumam usar o Tone Squelch nos repetidores?

Como tenho QRM, que creio ser de uma estaçao de TV, seleccionei no radio a opçao TSQ ao inves do squelch normal.

Isto faz com que haja audio no radio somente quando recebo algum sinal na mesma frequencia com a mesma sub-portadora (74,4Hz no caso).

Julguei que estava a proceder de forma correcta, pois oiço o repetidor a identificar-se.

Mas ha momentos reparei que tinha sinal no s-meter depois do meu CQ, para meu espanto nao conseguia escutar o colega.

Tive de retirar o Tone Squelch para prosseguir com o QSO.

Nao compreendo o que se passa... Pois o tone e necessario para abrir o repetidor, e depois nao "abre" no meu radio?

Estamos a falar de um Yaesu FT-60 para o caso de alguem conhecer.

73 de Miguel - CT2JUT