ARLA/CLUSTER: Off Topic: Google Street View está finalmente disponível em Lisboa e Porto.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 18 de Agosto de 2009 - 18:25:01 WEST


Lisboa e Porto já estão no Google Street View

por LusaHoje<http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1338500&seccao=Tecnologia#AreaComentarios>

[http://dn.sapo.pt/storage/ng1180169.jpg?type=big&pos=0]

Os portugueses já podem passear virtualmente pelas ruas de Lisboa e do Porto através do Street View, uma funcionalidade do Google Maps disponível a partir de hoje e que permite explorar locais através de imagens a 360º.

"A partir de hoje os utilizadores podem explorar as cidades de Lisboa e do Porto. Vão poder passear e ver tudo ao nível de rua, como os sítios se parecem por fora, como ir de 'A' a 'B' através das ruas e ter assim uma noção muito mais real daquilo que são as cidades", disse hoje em Lisboa a responsável de marketing da Google Portugal, Inês Gonçalves, durante a apresentação do Street View.

Numa primeira fase estão acessíveis para visitas virtuais a partir de qualquer ponto do globo apenas Lisboa e Porto, mas a equipa do Google está já a preparar a disponibilização de outras cidades portuguesas.

A equipa do Google Portugal começou no início de Março a recolher as imagens das duas cidades com uns carros equipados com câmaras que tiram fotografias a 360º.

Neste momento, referiu Inês Gonçalves, os veículos já circulam por outras cidades, como Aveiro, Braga, Évora, Portalegre e Setúbal. "Até ao final do ano esperamos já ter mais cidades disponíveis", disse.

Portugal é o 12º país com cidades disponíveis para visitas virtuais através do Street View.

"É uma forma prática de ver como os sítios são, como ir de um local ao outro, qual é realmente o aspecto das cidades", afirmou Inês Gonçalves.

A responsável destacou durante a apresentação do Street View a importância dada pela Google à privacidade do utilizador, como tal "as imagens só são recolhidas em locais públicos e os rostos de pessoas e matrículas de carros aparecem desfocados".

Inês Gonçalves garantiu ainda que a Google Portugal manteve "desde o início uma relação estreita com a Comissão Nacional de Protecção de Dados".

Fonte: DN Ciência.

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090818/6feac902/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER