ARLA/CLUSTER: Resultados concurso Nacional URE 2009

Paulo Santos ct4dk.santos gmail.com
Sábado, 15 de Agosto de 2009 - 18:36:05 WEST

Boas Colega Pedro,

Vou responder citando abaixo.

Pedro Redondo escreveu:
> Colega Paulo,
>
> De facto o contacto que o coega refere é admirável e motivo de orgulho
> para quem o faz! Posso também referir que numa dada ocasião e já lá
> vãos uns bons anos ainda antes de obter licença de radioamador, também
> fiz um contacto na banda dos 11M, com uma antena de portátil e com 10W
> em SSB (claro está) para a Austrália, é também um exemplo de um
> contacto que nunca me irei esquecer. Por isso, desde que as condições
> o permitam, é uma questão de estar nomemto à hora certa...
Eu sei o que isso é também eu no tempo do CB cheguei a efectuar alguns
contactos que julgava impossíveis, também tenho 1 contacto efectuado com
a Austrália e confirmado por QSL, uma vez cheguei a fazer um contacto em
móvel ali na estrada marginal perto do Estádio Nacional com Cabo Verde e
outro tambem em móvel com a Polónia efectuado no parque de
estacionamento do Centro de Saúde de Oeiras, são coisas da propagação é
como diz
é uma questão de estar no momento e hora certos no rádio.

> [...]
> coisas com 3 dias de antecedência, para que não me esqueça de nada cá
> em baixo, porque se faltar alguma coisa, ou se remedeia a situação ou
> então é para esquecer. Neste concurso, cheguei ao cimo da serra eram 9
> horas da manhã e demorei cerca de 4 horas a montar tudo. Agora repare!
> 4 horas... é de facto bastante cansativo, mas vale o esforço no
> momento em que se começa a fazer as primeiras chamadas para concurso.
> Depois são igualmente mais 4 horas para desmontar tudo, levar para
> casa, arrumar as antenas e todo o equipamento.
É assim eu posso não ter muita experiência em montar estações
alternativas ou portáteis no alto de serras mas não deve ser muito
diferente de estações de expontaneas de emergência pois cheguei a montar
muitas nomeadamente
durante uma missao em Moçambique, no sismo da Turquia, durante uma
missão de batente em Timor Leste, no sismo da Argélia etc etc. Só que
estas estações nao eram uma mera estação mas sim uma rede de
comunicaçoes em que tinha de montar um repetidor improvisado distribuir
equipamentos pelos membros das equipas reprogramar equipamentos e manter
tudo a funcionar 24/24 desde nao faltar combustível para os geradores,
baterias carregadas para os portáteis etc etc. Por isso digo não deve
ser muito diferente.

> Resumindo, o concurso começou às 14:00 UTC mas eu começei os
> preparativos às 6:00 UTC desse dia. O concurso terminou às 14:00 UTC
> de Domingo e eu... só me "livrei" de tudo já passavam das 20:00 UTC,
> ou seja, 21:00 locais. Foi um fim de semana inteirinho dedicado ao
> radioamadorismo, com a compreensão e complacência da minha esposa e
> filhas que sinceramente é o que mais me importa.
Nestas situações que referi anteriormente não havia tempo de preparação
já tinha de estar sempre tudo preparado e revisto, com manutenção feita,
etc. Lembro-me que quando foi do sismo da Turquia quando ocorreu e
estávamos a aguardar "luz verde" para avançar nesse dia andei a comprar
mais equipamentos/acessórios que eram necessários e só terminei de
preparar tudo empacotar em malas de alumínio preparadas para o
transporte por avião pelas 20h00 quando o presidente do serviço me
libertou para ir para casa ai esta eu descansado a ver um filme com a
XYL quando toca o telemóvel pelas 01h00 para me por no serviço pois ia
embarcar as 02h30 para a Turquia, lá tive eu de pegar na mochila e
despedir-me á pressa da XYL e avançar..

> Só quem participa neste tipo de operações é que realmente saberá dar o
> devido valor do esforço que é necessário, pois de facto participar em
> casa além de ser bastante mais cómodo, não envolve uma logística assim
> tão grande.
Sim eu dou o valor a esse tipo de operações e sei o esforço necessário
para as levar para a frente, mas continuo a dizer tem mais valor
participar desde o QTH com todas as adversidades (obstáculos,
interferências, etc etc.) concordo sim com estas idas ás serras por
exemplo em field days onde se pode também levar a família e amigos fazer
um churrasco com os amigos e familia e tirar também o prazer das
comunicações radio.

> Quero acreditar que as palavras que o colega escreveu, não tinham a
> menor intenção de demérito para com a minha pessoa, no entanto deixei
> aqui uma retrospectiva de como é participar num concurso na categoria
> de mono operador portátil.
De maneira nenhuma Colega Pedro, é claro que tem o seu mérito mas para
mim teria mais se fosse feito no QTH.

Vy, 73s
Paulo Santos, CT4DK