Re: ARLA/CLUSTER: Companhias Eléctricas podem vir a instalar PLC para recolha de dados de facturação.

Julio Costa ct2gww netcabo.pt
Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2009 - 20:35:35 WEST


Meus caros ,antes demais boa tarde...e mais uma vez parabens pelo esforço da ARLA pelo bom manejamento do cluster.
Em relação ao assunto em epigrafe"do plc pelo distribuidor de energia"neste momento já está em funcionamento pela EDP no nosso pais, tive o privilégio de os instalar em alguns pontos de Oeiras e Cascais e após alguns ensaios e teste do equipamento  "Energy Box" (E.B´s como nós chamamos na nossa gíria ou se preferirem contadores)no local foi verificado que funciona e mais uma vez como amador de rádio que sou e por curiosidade levei os equipamentos de rádio tanto de HF,V/UHF e o mais impressionante no meio disto tudo é que não provoca qualquer tipo de interferência com os nossos equipamentos, fiz os ensaios com um sinal de portadora de dados continua no equipamento (E.B) enquanto procurava em todas as bandas de H.F ,V/UHF qualquer sintoma de ruído de comunicação de dados.........e para nosso espanto.....NADA.....as frequências de funcionamento do modem PLC da E.B. são de 3Khz a 95 Khz e funciona da seguite forma o PST(posto de transformação de Media Tensão para Baixa Tensão)tem um DST (modulo de comunicação e conversão em rede GPRS/GSM para PLC) em que de +- 30/30 segundos envia um pulso (beacon) para pesquisar novos aparelhos ligados ao sistema ou qualquer anomalia que seja detectada na rede de distribuição (ex: falta de energia,oscilação,disparo,etc) ou seja o próprio PLC só funciona através da rede de Baixa Tensão (até ao PST) a partir dai só através de GSM,neste momento este sistema está a funcionar numa rede"velha"(cabos antigos e novos misturados)que têm mais hipotese de fuga de RF que os novos e até à data não têm tido qualquer tipo de problema.
É uma solução muito viável por parte da EDP para o cliente / utilizador, e sem comprometer nós os radioamadores e as Compatibilidades Electromagnéticas.
A nível  de serviços (ex: aumentos/diminuições de potência, leituras, rescisões de contracto, activações de contracto ,etc)é tudo feito em tempo real, ou seja o cliente/utilizador não necessita de estar obrigatoriamente à espera da ida dos técnicos ao local para o serviço que tenha requerido!
pela norma editada pela CEE terá de ficar tudo substituído  até 2017.
Menos postos de trabalho mas mais satisfação do cliente......(e´o que me dizem)....
Para mal dos meus pecados!


regard´s 
Julio Costa
CT2GWW


From: João Gonçalves Costa 
Sent: Friday, August 14, 2009 11:54 AM
To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA' 
Subject: ARLA/CLUSTER: Companhias Eléctricas podem vir a instalar PLC para recolha de dados de facturação.



Energy company could install Powerline technology in homes
According to reports, energy company EDF could install Powerline technology in peoples' homes to provide a link to the customers' broadband

>From a Broadband TV News article titled 
'Digital TV reads smart meters' by Julian Clover
http://www.broadbandtvnews.com/2009/08/13/
digital-tv-reads-smart-meters/

"Customers that sign up to the two-year long trial receive a package that also includes a 'communication hub' that sends information about the customer's electricity usage to the supplier over GSM. EDF describes this as "like sending a text to a mobile phone". 

"Powerline technology links the equipment to the customer's existing broadband set-up while a so-called 'freedom unit' is responsible for collating the information within the customer's premises."

The article is widely refered to on Twitter and other internet sources but, at the time of writing, nothing could be confirmed from EDF's website.
http://www.edfenergy.com/media-centre/press-news/

The "Powerline technology" refered to in the article could be something similar to the Comtrend Power Line Adaptors (PLA) used in BT Vision.

Using the mains power supply for data/broadband communications can cause severe inteference to radio reception over a wide area (up to 300 metres) and spoil peoples' enjoyment of their favourite radio show.

EMC Journal - 'BT Vision; the radio interference iceberg'
http://www.southgatearc.org/news/august2009/
bt_vision_the_radio_interference_iceburg.htm

Power Line Adaptors - RSGB Complains to OFCOM
http://www.southgatearc.org/news/august2009/
pla_rsgb_complains_to_ofcom.htm

Maxim & Sagem to develop power-line comms for EDF
http://www.edn-europe.com/maximsagemtodevelop
powerlinecommsforedf+article+2679+Europe.html

Renault and EDF Sign Agreement on Power Line Communication for Recharging Plug-ins
http://www.greencarcongress.com/2009/06/
renault-edf-2009022.html

Wiki - Power line communication
http://en.wikipedia.org/wiki/Power_line_communication

Smart Metering Consultation
http://www.southgatearc.org/news/may2009/
smart_metering_consultation.htm
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090814/60a86a40/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER