ARLA/CLUSTER: Abreviaturas em CW

Vítor Oliveira vitoroliveira2008 gmail.com
Domingo, 26 de Abril de 2009 - 15:00:01 WEST

HW é a abreviatura de "how" "como".

Vítor Oliveira
  ----- Original Message -----
  From: Pinto
  To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
  Sent: Friday, April 24, 2009 3:37 PM
  Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Abreviaturas em CW

  Boas.

  Procure aqui, não falta nada.

  Pinto  CT1ANO

  http://ac6v.com/morseaids.htm#CW

  De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Alcides Sousa
  Enviada: sexta-feira, 24 de Abril de 2009 15:05
  Para: CLUSTER  radio-amador.net
  Assunto: ARLA/CLUSTER: Abreviaturas em CW

  Boa tarde,

  Gostaria de perguntar aos colegas que, porventura tenham mais experiência no uso de abreviaturas em CW o seguinte:

  Dedico-me basicamente a operar em CW mas, talvez, por desconhecer algumas das abreviaturas utilizadas nesta modalidade, por vezes, tenho dificuldade em responder em QSO a perguntas que me são feitas no momento.

  Ontem efectuei várias contactos nos 20 e 80 m e, para além da fraseologia padrão ( UR, RST, FB, QTH, etc,) apareceram-me alguns colegas, nomeadamente ingleses e russos, a utilizar o "HW?" isoladamente, outros, porém, utilizavam a mesma abreviatura seguida de "COPY?".

  Será que o HW? isolado quer dizer também HOW DO YOU COPY? Antecipadamente agradeço qualquer esclarecimento.

  CT1JQK - Alcides Sousa