ARLA/CLUSTER: Concursos VHF e UHF Portugueses

Francisco Ramos ct2jkj gmail.com
Quinta-Feira, 23 de Abril de 2009 - 17:43:46 WEST

Olá colegas e amigos

Já alguns tempos, para não dizer anos, que a polarização das minhas antenas
direccionais, tanto aqui em Lisboa como em Ferreira do Zêzere estão na
polarização horizontal.
Os sinais são mais fortes e muito mais limpos ( sem ruído).
E  é por isso que com 5 wts em Portátil com uma antena Tonna de 9 elementos
a CT2JKK fez no ultimo ano vários QSOs com o CT2JKJ para Ferreira do Zêzere.
E até há aqui colegas/amigos que testemunharam esses QSOs.
Eu compreendo que as verticais são mais baratas e mais fácil de montar, mas
a sua aplicação, na minha opinião, seriam para contactos locais, agora para
fazer longas distancias (DX), deveria-se utilizar as direccionais na
polarização horizontal.
Em todo o Mundo se faz concursos de VHF e UHF em polarização horizontal ,
aqui no nosso amado Pais é na polarização vertical.
Pode ser que nestes anos mais proximos se mude essa mentalidade, o quanto a
mim até seria facil de o fazer, bastava começar a haver concursos nacionais
em polarização horizontal, fica aqui o desafio.

Um abraço a todos os colegas e amigos

PS: e sábado lá estarei a fazer mais um concurso no locator IM 59 US em
polarização vertical.