ARLA/CLUSTER: Boas praticas nos concursos de VHF e >

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Quinta-Feira, 9 de Abril de 2009 - 17:17:43 WEST


Colegas:Venho por este e-mail sugerir algumas boas praticas para os contestes em Altas Frequências.Nos concursos que tenho participado noto uma invulgar negligencia das normas do " code of practice"Embora não hajam conflitos de maior, não posso deixar de notar algum desconforto causado por certo tipo de operação de alguns colegas.
QSO's sobrepostoschamadas gerais em cima de QSO'sinterpelação de estações, que ainda estão em QSO com outro colegaconvite á mudança de banda, quando outros colegas aguardam contacto em QRX.Uso Abusivo de amplificadores de potencia não Linearesexcesso de modulação e ALC.

-Pois muitas vezes acontece colegas começarem QSO onde uma frequência está ocupada.Isto deve-se ao facto da regra nº1 do radioamador ser ignorada: Antes de emitir, escute por uns momentos afim de se certificar que a frequência está limpa.
-No ponto 2 aplica-se a regra anterior, muitas vezes, estamos a receber dados de uma estação longínqua, e  de repente, surge um colega a fazer CQ.Ora aqui ficamos todos prejudicados, e o normal é se perder o QSO.
-Acontece também, quando colegas estão com dificuldades no QSO, vêem o seu QSO ser " roubado" por outra estação.Isto provoca muitas vezes erros na troca de números progressivos, além de algum atrito entre estações envolvidas.
-Alguns colegas quando fazem contacto com estações em VHF, logo os convidam a subir nas bandas.Não há aqui mal nenhum, mas é boa pratica, deixar outras estações fazerem também o QSO em VHF e só depois, todos subirem ás bandas mais altas,dando-se obviamente prioridade ao colega que estava primeiro.
O uso de amplificadores em VHF é muito tentador, tal como a vontade de gritar ao microfone, na ânsia de chegar melhor, por vezes os operadoresagem assim, desconhecendo que na realidade só estão a dificultar o sucesso do QSO.Um nivel de modulação equilibrado, garante melhor inteligibilidade, e melhor canalização da potencia  do PA para a frequência pretendida.Muito audio e ALC, leva a que o emissor transmita com distorção e ao surgimento de frequências laterais, o que leva a uma distribuição de potencia, perda de sinal e eficiência da estação.

Tenho notado que colegas estão equipados com amplificadores de RF NÂO-LINEARES, isto além de ser ilegal, é a causa muito transtorno para os demais colegas na banda.Amplificadores  a Transístores de (FM) não podem ser usados em SSB, pois causam imensa distorção, múltiplas emissões por toda a banda.embora muitos tenham lá escrito: SSB, nas verdade se estiverem a causar interferências aos demais colegas, devem ser desligados.Estes amplificadores estão mais perto da Classe C do que da Classe B ou A/B, dai que devem ser evitados.
Os concursos em altas frequências são muitos agradáveis, excitantes e induzem alta motivação aos seus participantes.O que por vezes leva pequenos inconvenientes de uns para com outros.Há que os evitar..!
DE forma geral, há sempre um elevado nivel de camaradagem, civismo e educação entre os colegas.Esperemos que assim continue, e que as pequeninas "falhas" possam ser ultrapassadas.
Melhores 73'sCU on Contest.
Matiaswww.ct1ffu.com  





  
_________________________________________________________________
Novo Windows Live: Messenger 2009 e muito mais. Descubra!
http://www.windowslive.com.br
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090409/800cd19e/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER