ARLA/CLUSTER: Radioamadorismo em Portugal - Que Futuro, a pergunta feita em Almeirim no ano de 2006, um assunto ainda sem respostas.

silvioleiria silvioleiria netcabo.pt
Terça-Feira, 7 de Abril de 2009 - 08:15:55 WEST

Peç desculpa deverá ler-se em vez de "recordarem dos seus precedentes? "  "recordarem dos seus antecessores"
Obrigado

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de silvioleiria
Enviada: ter 07-04-2009 8:10
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Radioamadorismo em Portugal - Que Futuro,a pergunta feita em Almeirim no ano de 2006,um assunto ainda sem respostas.

Caros colegas

Quando fiz exame para radioamador aos 18 anos estive 3 anos a fazer escuta, despertei para esta actividade por volta dos 14 -15 anos. Nem por isso me senti prejudicado, antes pelo contrário, aprendi muito a escutar.

As dificuldades nessa altura eram muitas, tantas que uma grande parte dos radioamadores mais recentes nem as sonha, mas quando se tem gosto pela actividade não se larga assim o objectivo.

Hoje em dia existem actividades similares que também entusiasmam a juventude e as coisas estão todas mais fáceis, mas o perigo está mesmo no facilitismo, quando tudo é fácil de obter rápidamente passa o interesse.

Ficarmos nós de braços cruzados à espera do "futuro negro" e à "espera de ver", esse sim  é pior erro possível, cabe-nos a nós todos, os que cá andamos há pouco e há muito tempo o papel de divulgar, informar e formar, o futuro vai ser aquilo que nós quisermos que seja, o novo regulamento no tocante à idade dos "iniciados" é algo que só pode ajudar,  a responsabilidade sempre foi nossa (várias grações de radioamadores) e continuará a ser.

É o nosso sentido cívico  aplicado à actividade que deve transparecer e trazer resultados, se querem ter futuro no radiamadorismo têm que trabalhar as novas gerações, têm que se esforçar por trazer jovens de todas as idades. Vejam o trabalho meritório que algumas associações desenvolvem na formação e na captação do interesse, vejam os cursos de radioamadores que também algumas fazem, as divulgações nas escolas e nos escuteiros,etc etc..

O olhar para o umbigo e estar a fazer QSOs calmamente no conforto do schak ou na agrura no cimo da serra também terá algum interesse óbviamente (para alguns), mas não  é esse tipo de actividade especifica que nos traz muito futuro. Costuma-se dizer "o futuro a Deus pertence" eu diria que aqui na nossa actividade "o futuro somos nós que o fazemos" e será aquilo que a actual geração de radioamadores conseguir fazer pelas futuras gerações de radioamadores.

Em conclusão, eu só tenho a agradecer a uma geração de radioamadores que escutei nos meus tempos de adolescente e alguns recordo bem os seus indicativos como por exemplo CT1PK, CT1AP, CTDT, CT1HA, CT1OZ e tantos outros, uns que ainda estão entre nós, outros que já partiram....

Será que no futuro tambem os futuros radiomadores terão motivos para se recordarem dos seus precedentes?
Ora é esse nosso trabalho meus amigos, perceberam?

Cordiais 73!
Silvio
ct1bpt