Re: ARLA/CLUSTER: Intermodulações e interferências

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 4 de Abril de 2009 - 09:05:55 WEST

O que eu mais gostei de ver, foi o repetidor motorola feito " por um
belissimo "serralheiro"Se calhar deviam ter encomendado o trabalho a um
carpinteiro, que certamente faria uma coisa melhor.

De resto o trabalho está bem conduzido, e merece uma nota positiva, apesar
de me perder completamente nos "desvaires" matemáticos deste tipo de teses.
No problema que reporta Castelo Branco, e porque conheço aquilo como a palma
da mão, e porque fui fundador de uma das rádios que lá está, que transmite
em 101.8 MHz,e porque foi a primeira torre a ser lá instalada, albergava
apenas 2 estações de radio locais (Juventude e Beira Interior). A terceira
radio, a Urbana, é a proprietária da torre que alberga os paineis de GSM, e
que na foto é a mais afastada. Em Castelo Branco existem 3 radios, A
Juventude FM, a Urbana e a Beira Interior. Não sei onde o autor foi buscar 5
estações de radio, mas enfim. Talvez eu esteja desactualizado...É uma
hipotese.
A torre ao lado ( a mais pequena) foi montada quase a revelia de todos, e
pertence à EDP. Nela estavam na altura os repetidores da EDP de banda baixa,
e alguns circuitos em UHF . Posteriormente apareceram lá mais umas antenas
de links dos bombeiros. A cerca de 200 a norte, existe uma torre da PT com
um aglomerado de parabólicas.

73 de CT4RK

2009/4/3 KANGURU <CT2HKY  kanguru.pt>

>  Olá 73’s caro colega.
>

> Eu conheço pessoalmente este problema, que a longo prazo acabaria por se
> resolver devido ao término do funcionamento do METEOSAT 7 em modo analógico,
> logo, essa transmissão seria abolida.
>

> Relativo ao caso da interferência em causa, eu acho que vale mais nós
> Radioamadores facilitarmos quando o podemos fazer, do que criar atritos com
> outras entidades, pois mais tarde ou mais cedo, a não contribuição positiva
> para a resolução de problemas destes, poderá vir a ser-nos imposta
> legalmente, depois será bem pior.

> [...]

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as
frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC
ao PLC. Proteja o ambiente

destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar
receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER-
no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).